quarta-feira, 2 de maio de 2012

Delver + AVR - Primeiro Olhar sobre Retorno de Avacyn


Olá, tudo bem ?


Nesse fim-de-semana pudemos finalmente usar AVR e a edição continua me agradando, após dois pré-releases e muito bate papo sobre a edição no limited é hora de se concentrar em  testar novas coisas no T2. Nesse primeiro olhar não achei que a edição será tão impactante, mas traz algumas coisas interessantes para reforçar os arquétipos já dominantes e talvez algum up em um ou dois tiers 2.

Toda vez que analiso como muda um deck com uma edição nova penso em duas linhas de pensamento, uma é que cartas que entram nele e podem ou otimizá-lo ou mudá-lo e a outra são cartas que entram em outros decks e que podem impactar no confronto entre esses decks.

Vou usar como exemplo (e já como deck a ser discutido no artigo) o UW Delver, esse deck tem minha preferência no formato e me parece que vai ganhar algumas coisas interessantes.

Mage-Blade (aka UW Delver)

4 Geist of Saint Traft
2 Invisible Stalker
4 Snapcaster Mage
1 Dismember
4 Gitaxian Probe
2 Gut Shot
4 Mana Leak
4 Ponder
2 Sword of War and Peace
3 Thought Scour
4 Vapor Snag
4 Glacial Fortress
9 Island
3 Moorland Haunt
1 Plains
4 Seachrome Coast
4 Delver of Secrets
1 Runechanter’s Pike
SB: 1 Batterskull
SB: 2 Celestial Purge
SB: 2 Corrosive Gale
SB: 2 Dissipate
SB: 1 Divine Offering
SB: 1 Jace, Memory Adept
SB: 1 Negate
SB: 2 Phantasmal Image
SB: 1 Revoke Existence
SB: 2 Timely Reinforcements


Essa é uma lista meio padrão que veio jogando com o deck e que me agrada muito, peguei esse deck como exemplo porque tem duas cartas bem polêmicas que podem tanto fazê-lo mudar de uma lista inicial quanto podem fazê-lo mudar por influência de outros decks.




Temporal Mastery e Cavern of Souls causaram grande alvoroço e tem ligação direta com esse deck, temporal era uma adição que muita gente esperava, em outro artigo (AQUI) comentei sobre o card e vários dos motivos citados para não usa-lo servem para delvers deck, será que vale a pena quando você não espera pagar 2 ? e se sair na mão, vale a pena o card morto ? eu já chio quando abro mão com dois gitaxian probe, imagina com isso.Em um UR acho que ele seria melhor aproveitado, já que você normalmente vai ter logo duas criaturas atacando, o que aumenta as chances do temporal não virar só um explore.

Cavern é a  carta que muita gente imagina que vai acabar com os controls com counter e instaurar um império agroo (muahaha), mas não vejo como uma carta que incomodaria tanto assim. Pensando aonde ela entraria, me vêem a cabeça os óbvios Humans e Zombies, onde um plano com Dungeon Geist + Vapor + Tamyio me parace bom (contra humans) e purge(zombies). Cavern também fica bem interessante no Ramp, onde você pode proteger seus Titãs , nesse caso, vejo uma obrigação em focar nos ramps e esquecer os gigantes (o que não é um plano tããão diferente do normal). No final das contas o card incomoda, mas nem de longe mata o arquétipo.  

Tirando esses, inicialmente dois cads me interessaram para o deck, Tamyo, e Restoration Angel.





Apesar do custo 5 Tamyo tem espaço no deck, sua habilidade de poder “travar” o jogo do adversário me parece bem interessante no mirror, contra ramp, Zombies e pod. Ela entraria no lugar de Batterskull, dando um enfoque diferente. Testando o card me agradou bastante, mas ainda não estou certa quanto a sua presença no main deck.

Um bicho com flash que da blink é quase um pedido da wizards para um teste no delver, o anjo jogou bem, apresenta alguma sinergia com geist e principalmente com snapcaster. Para ser franco, o que mais atrai nele para o arquétipo é  flash, um bicho com corpo e com essa habilidade é muito interessante após um Day ou um slag, ou mesmo para jogar aberto no turno do oponente. Acho que ele seria melhor aproveitado em um deck como pod, onde o blink tem múltiplos usos, mas salvar geists, re-usar snaps e ficar de elemento surpresa só pode ser bom.

Ventos favoráveis também é um card interessante, mas é mais voltado para a versão esper tokens, que é bem forte e em um ambiente cheio de delvers eu usaria com certeza, mas me incomodam alguns matchs (ramp por exemplo), então por hora eu não recomendo.

Depois de todo esse brainstorm a lista que venho testando é essa :

4 Geist of Saint Traft
2 Invisible Stalker
4 Snapcaster Mage
1 Dismember
3 Gitaxian Probe
2 Gut Shot
4 Mana Leak
4 Ponder
2 Sword of War and Peace
2 Thought Scour
4 Vapor Snag
4 Glacial Fortress
9 Island
3 Moorland Haunt
1 Plains
4 Seachrome Coast
4 Delver of Secrets
1 Runechanter’s Pike
2 Restoration Angel
SB: 1 Batterskull
SB: 2 Celestial Purge
SB: 2 Corrosive Gale
SB: 2 Dissipate
SB: 1 Divine Offering
SB: 1 Tamyio
SB: 1 Negate
SB: 2 Phantasmal Image
SB: 1 Revoke Existence
SB: 2 Timely Reinforcements

Tem muita coisa ainda para ser testada e mudada, mas é um ponto de partida. Esse fim-de-semana acontece mais um SCG Open e entre um treino e outro vou dar uma olhada no que aparece de novo.

Até a próxima,
Vlws.

Rudá Andrade


Nenhum comentário:

Postar um comentário