sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Porque jogar um GPT e dicas de Juiz para Torneios.


Olá, tudo bem ?

Normalmente escrevo como jogador e apreciador do jogo, mas dessa vez deixo esse  Rudá de lado e passo para o Rudá Juiz.


Porque jogar um Grand Prix Trial ?





GPTs oferecem uma série de vantagens que torneios regulares não.


Um comparativo:


Torneio Regular

·         Pontuação para os Planeswalker Points x1.
·         Nível de aplicação de regra Regular

Grand Prix Trial

·         Pontuação para os Planeswalker Points x3
·         Nível de aplicação de regra Competitivo
·         BYE 3 para o GP em questão.


Analisando essas diferenças, que em uma primeira olhada são simples.


Para jogar o atual Nacional de Magic (hoje chamado de World Magic Cup Qualifier), o único meio é tendo 300 Planeswalker Points, se você faz em média  3-1 por campeonato regular, ou seja 10 pontos (1 por participação, 3 por vitória), você precisa de 30 campeonatos para conseguir a pontuação, em uma temporada de um ano, você teria que manter uma regularidade digna de Pro Player em todo o campeonato que jogasse. No multiplicador x3 do GPT isso fica mais fácil, porque além  ganhar mais pontos por participação, todo o ponto que você ganha é vezes 3, ou seja, no nosso exemplo, você faria 10% do que você precisa, em um único evento!

Fora que esses pontos acumulados podem dar também  BYE para GPs (teremos um GP no Rio de Janeiro, ano que vem). Dada a raridade desse tipo de evento no interior, é sempre bom aproveitar.

No Magic, temos alguns níveis de aplicação de torneio, de acordo com sua aplicação de regra, Casual, Regular  e Competitivo. O GPT é no nível mais alto, o Competitivo, ele tem algumas diferenças do Regular e ai vão algumas dicas para não ter problemas com isso:

  • · No evento, você precisa preencher uma decklist, nela você lista seus cards do maindeck (no mínimo 60) e do sideboard (ou 0 cartas ou 15). Para facilitar, traga ela já pronta (link para download) ou pronta para passa a limpo na lista que será entregue quando você se inscrever. Quaisquer dúvidas para preenche-la, chame o juiz, essa lista será checada pelos juízes e quaisquer erros serão punidos com Game Loss, ou seja uma perda de jogo (lembrando que você joga uma melhor de 3 jogos).
·          
  •  Na partida, cuidado ao embaralhar o deck do seu oponente, evite derrubar qualquer carta ou sem querer ver alguma enquanto embaralha.
·       
  •   Nunca, em hipótese alguma, tente oferecer algo a seu oponente pela vitória, isso abrange desde oferecer algo para ele conceder até aquele “vamos decidir no dado quem ganha ?”  Esse tipo de coisa da Desclassificação imediata do torneio, além de possível banimento pela Wizards.
·           
  •  Essa é mais especial para o nível competitivo e costuma causar alguma confusão, sempre que você tem uma carta com uma habilidade desencadeada, anuncie ela, independente dela ser opcional ou não. Por exemplo, a carta Geist de Santo Traft quando ataca, faz um anjo 4/4 com voar que entra atacando. Em outro níveis, mesmo que você esqueça de falar, a habilidade acontece, no Competitivo você precisa falar que ela está acontecendo, não necessariamente anunciar a habilidade toda, uma indicação simples como anunciar que está “batendo 6” já basta, ou então colocar algo indicando a ficha. Se você esquecer, a habilidade não acontece.
·          
  •  Marque vida com bloco de papel e caneta, é um meio mais confiável do que dados, que apresentam  risco de você esbarrar e no bloco de papel você tem registrado cada mudança de vida, o que facilita caso aconteça alguma confusão quanto aos pontos de vida.
·          
  •  Leve o número de DCI!
·          
  •  Uma dica para torneios no geral, na dúvida sempre chame o juiz, ele está lá pra isso e não tem  nenhum problema chama-lo demais se você tem dúvidas.

O BYE 3 oferecido pelo GPT serve apenas para o GP em questão, no caso o de Charlotte, nos EUA. Esse BYE não é transferível. BYE 3 Significa que você só entra na 4ª rodada e com 3 vitórias (não, byes só são acumulativos até o número 3). No geral, a premiação é dada pelo suíço e o BYE é decidido em top4 ou top8.

Os GPTs são um degrau muito bom para quem quer jogar Magic mais sério, ao invés de pular do casual e dos FNMs para os PTQs, você passa por um torneio grande, mas ainda na sua comunidade local.


Boa sorte a todos !

Até a próxima,


Rudá Andrade “Juiz Level 1”

@_Rudandrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário