domingo, 5 de maio de 2013

Analisando Dragon's Maze - Parte 2


Olá, tudo bem ?

Vamos à parte 2 de 3 da minha análise de Dragon’s Maze e seu impacto no T2, na primeira abordei as cinco cores e destaquei apenas sete cartas, o que não quer dizer que a edição seja ruim, é uma edição pequena e como dita o bloco de Ravnica, tem sua maior força nas cartas multicoloridas.




AZORIUS


Conselho do Absoluto



UW e um hate para mágicas, sendo que diminui as suas, a carta escreve Revelação da Esfinge na testa e já chama um lugar para si no side de vários UWx decks.

Pensando ele como uma carta exclusiva de decks controls (contra decks controls), 2/4 e sem qualquer proteção o faz alvo fácil de mizzium mortars e azorius charm, apesar de que várias remoções costumam sair no mirror do pessoal do “mana-vai, mana-vai, mana-vai...”, logo, ele basicamente fica na mesa, ás vezes parado, apenas para que seu efeito te leve a vitória. É interessante pensar que ele entra na curva do Anjo da Restauração, e assim como o anjo, não precisa necessariamente entrar no turno quatro.

Não pensaria duas vezes antes de uma caverna para o Conselho entrar e abrir meu caminho para a vitória, seja com uma Revelação mais barata, ou mesmo um Assemble the Legion ou algum Planeswalker.


Lavínia do Décimo



Cara, que saudade de uma criatura com proteção contra o vermelho, apesar de que por  cinco manas, ela não realmente para um rdw. Na melhor das hipóteses você faz ela, parando seu oponente, na volta ataca e faz anjo e já ganhou precioso dois turnos. Mas mesmo assim a proteção é relevante, não ser removida por bonfire, Mizzium, ou segurar numa boa um Reckoner, só pode ser bom.

Poder parar permanente também é legal, você pode travar uma Liliana que removeria sua criatura, ou um Domri.

É uma criatura de side, mas ainda não imagino exatamente em quais matchs, contra jund, apesar de fugir de alguma remoções e parar alguma coisa, ela não para tusk e Putrify é uma realidade. Do Naya, ela para o Loxodonte, que é uma criatura bem irritante para os UWs decks (RÁ! Mas agora tem Renunciar as Guildas, RÁ!). Ela teria aplicação contra decks agressivos, apesar de que quinto turno é muito tarde e ela não te faz realmente selar o jogo, como um Thragtusk.


Silenciar



Assim como Counterflux é um bom e um mal conter, Silenciar tem situações onde você ama a carta, mas também situações onde você queria outra coisa. Por exemplo, em uma counterwar você gostaria de um dispel, um counterflux, mas não um dissipate piorado, mas, eu gosto da habilidade do Silenciar de fazer seu oponente pensar um pouco melhor sobre jogar uma mágica para atrair um conter e responder com algo melhor.

A princípio, pior que counterflux, mas chama atenção.


ORZHOV


Barão Sangrento de Vizkopa



Quando se é cinco manas e 4/4, proteção contra o branco e contra o preto são as proteções mais relevantes contra quase todas as remoções do formato, não É a proteção mais incrível no combate, mas com certeza se for cuidadoso, o oponente terá muito trabalho para tirar isso da mesa. O lifelink, somado a habilidade que pode fazer um clock, fazem do Barão uma ótima carta, talvez com lugar no Aristocratas , ou em um Junk(tusks mil alimentando o Barão).  Existe também a opção de ser finisher em um esper, mas essa é a que menos me agrada, por esse custo eu prefiro Obzedat.


Auxílio de Obzedat



Ok, eu não sou tão fã disso, ao menos que você use, Faithless Looting, Liliana, Grizly  Savage, ou algum outro jeito mirabolante para descartar permanentes de custo absurdo e que sejam relevantes na mesa (Omniscience!) , eu acho que não aproveitará muito a carta.

Mas...eu sei, você sabe, e meio mundo sabe que terão malucos tentando fazer isso jogar, então é bom ficar de olho, porque é uma carta com muito poder.


Coletor de Pecados e Sugador de Dízimo




Coletor é uma versão nova de Tidehollow,o problema é só tirar instant e feitiço, o que leva ela para o grupo das cartas control vs control, já que temos poucos combos, nesse cenário é uma boa carta, o turno três desses matchs não é muito movimentado então algo que tenha alguma presença de mesa(apesar de que para em um Augur do outro lado) e que possa tirar uma mágica relevante (para mirrors, quase tudo) me agrada muito e entraria com uns slots no side para esse carinha.

Sugador é uma carta no mínimo engraçada, não sei se para o Aristocratas é uma carta interessante, mas talvez seja legal para algum BW agroo ou BW Zombies, lifelink o faz bom contra agroo e exort é um inferno no late game.


DIMIR


Ladrão de Noção



Comprar cartas com certeza é uma das grandes vantagens quando dois baralhos de controle se enfrentam, e o Ladrão de Noção entra exatamente nesse ponto, podendo minar a vantagem de compras do seu oponente, inclusive ajudando na sua. Ok, então a carta é incrível, tem que usar e boa ? Não.

O ambiente ser predominantemente agroo não ajuda nosso amigo a jogar muito, e nos matchs onde ele vê jogo, tem o problema de só o efeito dele ser interessante, já que 3/1 por quatro manas é bem fácil de tirar na mesa e na maioria das vezes vai ficar parado, contando que seu efeito te leve a vitória.


Ceifar Intelecto



Mais uma da coleção “side contra control”, você simplesmente precisa acertar um desses no seu oponente e pronto, suas chances de ganhar aumentaram drasticamente, seja contra controls, seja contra combos, simplesmente limpar um número X de  cartas do grimório do oponente, é muito bom.


Físico Distorcido



Um ótimo removal para o esper, podendo inclusive remover uma carta como Falkenrath. Talvez seja o removal que falta para o esper dar uma alavancada no T2. Com shocks e tap lands, não imagino o custo sendo um problema.


IZZET


Dragomorfose



Um bom finisher, é bem fácil imaginar algum UWr usando isso, principalmente se o jogador alterar algumas coisas na lista padrão do deck, adicionando, por exemplo, moorland haunt e midnight haunting ao deck, para aumentar o número de criaturas no deck, com isso, é possível fazer um kill mais rápido do oponente, ao ´invés de pequenos ataques, que deixam a possibilidade de algum thragtusk trazer seu oponente de volta. Usaria 1-off também, porque é para uma situação bem específica, ao menos que o deck seja montado exclusivamente em volta da carta, por exemplo :

4 Goblin Eletromancer
4 Augur of Bolas
2 Snapcaster Mage
4 Krenkos Command
4 Lingering Souls
3 Dragonmorfose
4 Midnight Haunting
4 Izzet Charm
2 Burning Shake
4 Battle Hynm
2 Gather the Townsfolks

No caso, com o combo de Burning Shake e também com Dragonmorfose para matar, podendo usar, porque não, Virtude Intangível  para potencializar suas fichas.

Bom, fica a ideia.


RAKDOS


Exava, Bruxa Sanguinária Rakdos



4/4 com iniciativa é muita coisa, ela praticamente vai matar uma criatura do oponente por turno, imaginando ela no topo de algum deck agroo. A habilidade de dar ímpeto para outras criaturas com marcador também é muito boa pois te coloca em constante postura ofensiva durante a partida, o que só pode ser bom para vermelho e preto.

Infelizmente é bem provável que ela não veja muito jogo fora do bloco ou antes da rotação por tentar ocupar um espaço que já é do Hellrider e da Falkenrath, que atualente são opções muito melhores, mas depois de outubro, é uma carta para se manter os olhos.


Senhor da Insanidade



Pra mim, é facilmente uma das melhores cartas da edição, Senhor da Insanidade te da uma vantagem que eu considero até perigosa, que é a de ganhar o jogo quase que instantaneamente, você tem uma mesa melhor, faz ele, seu oponente não tem resposta e...top deck mode para ambos, o que obviamente é muito melhor para quem tem a melhor mesa. Simples assim, ele resolve seu jogo.

Junds da vida tem no Senhor da Insanidade a resposta para Sphinx Revelation, não adianta quantas cartas seu oponente vai comprar, no final, sua mesa é melhor e não da para mudar isso. Fora que uma caverna para demônio garante que a bomba entre de qualquer jeito.
Excelente carta.


Bufão do Espículo



Boa carta para o Jund Agroo, só com o porém de ser anti-sinérgico com o Emissário, não que ambos não joguem juntos, mas é sempre chato você começar sua “storm” de Emissários e ter uma carta que não pode ser jogada nesse mesmo turno. No BR Zombies, o único problema é que seria necessário um aumento das fontes vermelhas, provavelmente com o uso de portões.

A resistência 1 dele também é um empecilho, porque na maioria da vezes você irá troca-lo com alguma criatura do oponente (e trocar com um arbor elf é bem frustrante), nesse caso, usa-lo contra decks com poucas criaturas te da mais chances de dar um “raio” por turno.


Essa foi a parte 2, em breve a última parte, onde analiso as últimas guildas e as splitcards.


Até mais,


Rudá Andrade


Nenhum comentário:

Postar um comentário