terça-feira, 30 de agosto de 2011

Formatos Informais de Magic - Parte 08/10

"

Partida com vários participantes


Competição Livre/Círculo

Em uma partida com vários participantes do tipo Competição Livre (ou "cada um por si"), um grupo de jogadores compete entre si como indivíduos. Os jogadores sentam-se aleatoriamente em forma de círculo, e o turno segue com um jogador por vez em sentido horário ao redor da mesa.

Antes do jogo começar, certifique-se de que todos saibam como o ataque funcionará. Os jogadores podem "atacar à esquerda", sendo o jogador sentado imediatamente à sua esquerda o único válido para ataque, "atacar à direita", ou "atacar vários jogadores". Se a opção "atacar vários jogadores" for escolhida, os jogadores podem atacar jogadores diferentes no mesmo ataque. A mesma opção é valida para todos no jogo.

Independentemente da regra de ataque escolhida, qualquer jogador pode ter como alvo qualquer outro jogador, permanente, mágica, ou qualquer outra coisa no jogo.

Um jogador vence um jogo de Competição Livre quando todos os seus oponentes perdem ou quando uma mágica ou habilidade diz especificamente que o jogador vence o jogo.


Caos

O Caos de Magic é uma variante de Competição Livre que adiciona o que é chamado de "Deck do Caos" ao jogo para criar novos e excitantes desafios para os jogadores. O deck do Caos é formado por 20 a 30 cards selecionados por alguns jogadores participantes. O primeiro a jogar é chamado de jogador do Caos; antes daquele jogador desvirar no início de seu turno, ele coloca um card do Deck do Caos com a face virada para cima na mesa. Aquele card é considerado "em efeito" até que o jogador do Caos gire outro card após uma série completa de turnos. O card do Caos ativo não está em jogo e não pode ser afetado por mágicas nem habilidades. Qualquer jogador pode usar qualquer habilidade concedida pelo card, ou se este tiver um efeito específico, cada jogador resolve imediatamente o efeito.

Se o jogador do Caos for eliminado do jogo, na próxima vez em que aquele jogador começaria seu turno, o manto de jogador do Caos será passado ao primeiro jogador à esquerda que ainda está em jogo.

Exemplos de cards que podem ser usados para Decks do Caos incluem Armagedon (destrói todos os terrenos quando é virado para cima), Kumano, Mestre Yamabushi (permite que cada jogador gaste 1 ManaRed Mana repetidamente para causar 1 ponto de dano a uma criatura ou jogador), e Mina Uivadora (faz com que cada jogador compre um card adicional durante sua etapa de compra). Quais serão os cards do seu Deck do Caos? Você decide!


Embate Generalizado

Já pensou em jogar uma partida de Magic com dez ou mais jogadores ao mesmo tempo? O Embate Generalizado é uma variante de Competição Livre que permite que você faça exatamente isso! Geralmente, o formato Embate Generalizado é usado somente em jogos que começam com dez ou mais jogadores. Ele tem um conjunto de regras um pouco mais complexo que uma Competição Livre normal.

Os jogadores sentam-se ao redor da mesa exatamente como fariam numa partida de Competição Livre, escolhendo seus assentos de modo aleatório. Entretanto, ao contrário daquela variante, cada jogador tem um "raio de influência" de 1. Isso significa que suas mágicas e habilidades só podem afetar eles mesmos e os jogadores que estão nos assentos vizinhos: o jogador imediatamente à direita e o jogador imediatamente à esquerda. No restante, todos os outros participantes do jogo são tratados como se não existissem. Por exemplo, se você jogar Cólera de Deus, ele destruirá somente as criaturas controladas por você e seus dois vizinhos, e se você jogar Vitória da Aliança, ele fará com que apenas seus dois vizinhos percam o jogo. Além disso, os jogadores só podem atacar o jogador imediatamente à esquerda.

O ponto mais inovador do Embate Generalizado é que a variante permite que múltiplos jogadores tenham seu turno ao mesmo tempo! São usados "marcadores de turno" em rodízio para identificar os jogadores ativos do turno. Cada marcador de turno, que pode ser representado por um botão, uma moeda ou qualquer outro objeto disponível, representa o turno de um jogador ativo. Há um marcador de turno para cada quatro jogadores no jogo, o que significa que um jogo Embate Generalizado com 16 jogadores tem quatro marcadores de turno, enquanto um jogo com 15 jogadores tem três marcadores de turno.

O jogador que começa o jogo recebe o primeiro marcador de turno. O quarto jogador à esquerda dele (o quinto jogador) recebe o segundo marcador de turno, e assim por diante até que todos os marcadores de turno tenham sido distribuídos. Cada marcador de turno recebe um número seguindo essa ordem. Então, todos os jogadores com marcadores de turno começam seus turnos ao mesmo tempo. Quando um jogador termina o seu turno, aquele jogador passa o marcador de turno ao jogador à sua esquerda. Um jogador não pode receber um marcador de turno se o jogador que está três assentos à sua esquerda já tiver um. Neste caso, o marcador de turno aguarda até que o jogador quatro assentos à sua esquerda pegue o outro marcador de turno. Se um efeito der a um jogador um turno extra e ele tiver atualmente um marcador de turno, ele ficará com o marcador e terá o turno. Se não for o turno daquele jogador, em vez disso, ele terá o turno extra imediatamente antes de seu próximo turno.

Se um jogador deixar o jogo e isso for reduzir o número de marcadores de turno no jogo, um marcador de turno será removido. Os marcadores de turno são removidos somente entre os turnos. O marcador de turno removido será o que estiver imediatamente à direita do jogador que estiver saindo. Se mais de um jogador tiver deixado o jogo e houver múltiplos marcadores de turno que poderiam ser removidos, remova o marcador com o menor número.

O último jogador sobrevivente vence!

Embora tudo isso possa parecer muito confuso, é muito mais importante embaralhar os cards e jogar do que entender todos os detalhes. Se você está procurando um modo divertido de passar suas tardes de fim de semana, o Embate Generalizado é o modo ideal de se divertir com os seus amigos!



"

continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário