quinta-feira, 15 de março de 2012

Reflexões Pós PTQ e Planos para o Futuro - Um pseudo Report do PTQ da Domain


Olá, tudo bem ?

Nesse fim de semana aconteceu o PTQ Barcelona em São Paulo na Domain, e eu realmente...deixei a desejar , tanto na escolha da versão do deck quanto em algumas jogadas . Não vou fazer um report por não achar que alguém vai ver interesse em um 4-4. Para o dia 31 na Devir pretendo mudar algumas coisas no deck e treinar um pouco mais, quem sabe ai escrevo um report de algo interessante.

Para efeito de curiosidade meus matchs foram Affinity (1-2), Zoo (1-2), Rb Burn (2-0), Elfos (2-1), UR Twin (0-2), Loam (2-1), GW Agroo (1-2) e UB Delver (2-0).

A versão que usei foi essa :

3 Vedalken Shackles
1 Spellskite
4 Mistbind Clique
4 Scion of Oona
4 Spellstutter Sprite
4 Cryptic Command
4 Mana Leak
4 Remand
3 Spell Snare
3 Vendilion Clique
1 Dispel
17 Island
2 Faerie Conclave
4 Mutavault
1 Tectonic Edge
1 Pendelhaven
SB: 1 Steel Sabotage
SB: 2 Mortarpod
SB: 2 Surgical Extraction
SB: 1 Spellskite
SB: 2 Threads of Disloyalty
SB: 2 Snapcaster Mage
SB: 1 Wurmcoil Engine
SB: 1 Dispel
SB: 2 Engineered Explosives
SB:  1 Tectonic Edge

Na verdade hoje vou é escrever sobre o que seria o “dia seguinte dos derrotados”, toda aquela reflexão que passa na sua cabeça na volta pra casa (no meu caso na volta de van para Bauru) e até mesmo na semana após os jogos, onde começam alguns flashbacks das partidas.

É sempre complicado quando você faz um resultado ruim porque bate aquele desânimo e você começa a procurar o que deu errado, seria o deck ? seriam jogadas mal feitas ? sorte dos oponentes ? bad matchs ? não era o meu dia ?

Pra essa “ressaca de derrota” eu só vejo uma solução, sentar e rever  tudo o que foi feito até o torneio, depois como foram as partidas, e por fim uma conclusão do que tem que ser mudado para o próximo (porque algo tem que ser mudado).

PRÉ-TORNEIO

Tudo começa com a escolha do deck, ou melhor, com a restrições para a escolha do deck, porque não sei quanto a você, mas eu não tenho uma pool de cards para todos os decks do formato, então foi a partir do que não tinha que fiz minhas escolhas. Os primeiros eleitos foram Caw-blade, Twin e Affinity, devido a hates e após alguns testes, o Caw me pareceu o melhor deck, apesar do match contra Tron ainda me preocupar. 

Na verdade até uma semana antes do ptq ele era minha escolha , mas por curiosidade comecei a brincar um pouco com o fadas e percebi que o deck era sensacional, o jeito “tempo” do deck me cativou e resolvi que o fadas e não o Caw seria minha aposta para o PTQ.

Eu tinha uma semana para treinar com o deck, e verdade seja dita eu não andava treinando muito nas férias, com a faculdade junto então, isso ficou mais complicado. Apesar de saber que o fadas era um deck que exigia de seu piloto que soubesse o que estava fazendo eu mantive minha decisão, porque sabia que o deck era bom.

Ai já vejo meu primeiro erro, o fadas é muito bom, fato, mas minha falta de treinos o faz bem pior e um deck “tempo” mal dirigido é extremamente  fraco contra um field tão agressivo quanto o do modern.
Fica ai a primeira lição para as próximas semanas, treinar mais. E treinar com qualidade, treinos “ao vento” no cockatrice não ajudam, são preciso treinos sérios e constantes contra quem você conheça e saiba que está com  um bom deck (por exemplo, fui treinar contra Loam só um dia antes do PTQ).

TORNEIO

No torneio em si , perdi por vários motivos, peguei alguns matchs bem complicados (principalmente os dois primeiros) e fiz algumas jogadas erradas. Não posso culpar o deck, lembro só de um jogo em que ele não veio muito bem ( contra Twin), mas em geral funcionou como esperado, apenas faltou um algo a mais para selar a vitória em várias partidas, mas algumas mudanças acho que resolverão.

CONCLUSÃO

O que posso concluir que é preciso para transformar esse resultado é simples, dito toda hora, mas que é sempre bom, treino. Independente do deck, sempre é preciso isso, e para um campeonato grande, mais do que nunca.

Claro que ás vezes você pode concluir que mesmo após treinos e boa preparação o deck pode não rodar, o que não quer dizer que ele é ruim, só que não era seu dia.

Ou quem sabe, o deck não era bom mesmo, então é hora de sentar e novamente escolher um deck (ou ele “se escolher”). O modern tem vários decks bons e com certeza você vai encotrar um que agrade.

A única coisa que você não pode fazer é após esse resultado concluir que esse “tal de mégiki não é pra mim” e largar tudo, é só tentar de novo.

Vlw e até a próxima.

Rudá Andrade

Um comentário:

  1. o negocio e esfriar a cabeça e cpmecar do zero mesmo,

    o mais dificil mesmo e a viagem e o jeito como fica la na devir sentado na rua,

    ja joguei campeonato em sao paulo e dormindo bem antes gastando 30 minutos ate la e posso dizer e totlmente diferente.

    abrax bom artigo

    ResponderExcluir