sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Começando "barato e forte" no Magic Competitivo



Olá, tudo bem ?


Sempre que converso com alguém que não joga T2 sobre entrar no formato, e as vantagens disso, mais jogadores, mais torneios, recebo duas respostas  (que na verdade têm o mesmo argumento):


1 – Não tenho tempo para jogar, logo eu gastaria muito com os decks, mas não conseguiria jogar para ter retorno.

2 – T2, ou Standard, é um formato caro.


Ok, são bons argumentos, mas totalmente errados.  


Ambos os argumentos se baseiam na idéia do T2 como um formato competitivo e caro, onde você gasta uma quantia considerável e então joga um grande número de campeonatos tanto para recuperar esse valor gasto, quanto com a preocupação de que seu deck depois de um tempo rotacionará.

Tem um pouco de verdade nisso, T2 é um formato mais competitivo, por ter mais campeonatos (só de FNMs e campeonatos regulares de fim-de-semana, é comum termos 8 campeonatos Standard em um único mês, mesmo em uma loja pequena). Mas.....não é tão caro começar nele, e começar bem, com um deck com bom “custo-benefício”.

“Ok Rudá, você vai falar sobre o Red Deck Wins (ou monored) e etc, etc, etc e sobre jogar muito com ele, e fazer boosters e depois fechar o deck que eu realmente quero, com planeswalkers e anjos “

Não, isso é conselho pro Magic Online (um péssimo conselho por sinal). Para casos exatamente como esses existem os ......INTRO PACKS! ...Só que não.


Intro Packs são legais pra quem está começando, já que vem com uma estratégia não muito elaborada, alguns cards bons e dois boosters. Mas na maioria das vezes, não é para aquele cara que me deu as desculpas lá no começo. Para esse cara existem os Event Decks, e esses são ótimas escolhas.



Confesso, quando ouvi falar neles pensei que seriam apenas versões novas dos antigos decks pré-montados vendidos pela  wizards, que não eram bons para esse objetivo mais sério, mas me enganei totalmente. Os Event Decks são feitos para um investimento baixo e que você possa, literalmente, abrir a embalagem e já sair jogando um FNM ou um Campeonato Regular. Após todo lançamento de edição saem novos decks, e não só com cards da edição, mas com cards de todas as edições válidas no T2 (nesse momento elas são, Innistrad, Dark Ascension, Avacyn Restored, M13 e Return to Ravnica).

Vamos as listas:








Sério, a listas me impressionaram por serem boas e terem ótimas cartas. Fora que deixam bem aberto para caso você queira,  usar esses deck como base para decks super competitivos.


 Rakdos :Wrack and Rage




Rakdos é a guilda que representa as cores vermelho e preto, são rápidos e letais. O event deck demonstra bem isso, e com uma consistência assombrosa. Várias criaturas de custo baixo e burns baratos, um Red Deck Wins.

Pra você que quer o lado de Rakdos, algumas dicas para melhorar seu deck de forma barata, lembrando que isso serve para todos os Event Decks :

- Deixe-o Linear, seu deck não compra muitas cartas então é sempre bom ter 4 de cada carta, com exceção de cartas que precisam de mais mana para funcionarem legal.

- Siga sempre o plano, nem sempre aquela carta boa encaixa no seu deck, por exemplo, se você quer ser rápido, cards de custo alto podem não ser a melhor escolha.

1 Dragonskull Summit
12 Mountain
2 Rakdos Guildgate
7 Swamp
2 Hellhole Flailer
4 Knight of Infamy
4 Rakdos Cackler
4 Rakdos Shred-Freak
2 Rix Maadi Guildmage
2 Stonewright
4 Stromkirk Noble
2 Brimstone Volley
4 Pillar of Flame
4 Searing Spear
4 Bump in the Night
2 Lightning Mauler


Fiz as mudanças pensando no seu plano de vencer rápido, para isso você precisa de sempre ter criaturas para turnos 1, 2 e 3 e dai em diante alguns efeitos que te ajudem a manter esse rush de criaturas. Stromkirk Noble é uma carta chave nesse plano, abrir ele no turno 1 aumenta consideravelmente suas chances de vitória, tendo como ajuda Knight of Infame e outros cards de custo 2. Os burns entram tanto para abrir caminho, quanto para finalizar, que é algo que Salva de Enxofre faz muito bem.

Caso vá seguir essa lista que falei, seu gasto seria por volta de  30 reais, porque as cartas que coloquei são baratas e o Event Deck já é uma ótima base. Ou seja, você gastou só com o Event Deck e com mais algumas cartas já tem um deck bom para jogar T2 e um bom número de campeonatos na sua loja.   


Mas temos opções, e também existe o event deck Golgari: Creep and Conquer.



Essa lista é mais lenta, Golgari é representado pelas cores preto e verde, e tem como característica as criaturas grandes e seus efeitos com cemitério. Em vez da velocidade das criaturas pequenas do Rakdos, ela é lenta e vai aumentando sua presença na mesa com o tempo. O deck é bem sinérgico com a habilidade de scavenge, podendo ganhar vida e comprar cartas sacrificando uma criatura que depois você pode usar para aumentar outra na mesa.

Foi outra lista que me surpreendeu, Wolfir Silverheart, Vampire Nighthawk, Tragueopresa e Geist-da-Raiz-Estrangulante são estrelas  do formato e incrivelmente poderosas.

Como no Rakdos, podemos fazer algumas mudanças bem baratas.

4 Evolving Wilds
8 Forest
3 Golgari Guildgate
1 Grim Backwoods
7 Swamp
1 Woodland Cemetery
4 Dawntreader Elk
2 Deadbridge Goliath
1 Disciple of Bolas
2 Dreg Mangler
4 Drudge Beetle
1 Druid's Familiar
2 Korozda Guildmage
1 Ulvenwald Tracker
4 Vampire Nighthawk
1 Wolfir Silverheart
2 Golgari Charm
4 Tragic Slip
1 Ultimate Price
2 Victim of Night
1 Thragtusk
3 Borderland Ranger
1 Sever the Bloodline


Adicionei cartas que melhoram sua base de mana, para evitar problemas com cards com custo duplo (caso do vampiro nighthawk e wolfir silverheart). Tragueopresa para o maindeck, porque é a melhor carta do T2 atual e adicionei 1 Server the Bloodline para ajudar em suas remoções.
Novamente, as mudanças ficaram por volta de 20 e 30 reais, o que te da um investimento inicial baixo, para um deck sólido.

Esse dois event decks são bem legais porque servem de base para mais decks, então mesmo que a estratégia em questão não te agrade é fácil mudar.

Minha última dica para você que vai comprar um desses é mais no estilo casual, leve um amigo. Principalmente em dias de Friday Night Magic , vão os dois, cada um compra um deck diferente, quem sabe alguns boosters  e jogue o campeonato, garanto que será uma ótima experiência e que será incrível, principalmente porque depois você e seu amigo poderão jogar mais em casa e quem sabe, melhorar muito.



Até a próxima,

Vlws


Rudá Andrade


@_Rudandrade


Nenhum comentário:

Postar um comentário