sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

5 Dicas para Melhorar seu Sideboard



Olá, tudo bem ?

Faz muito tempo que quero escrever sobre sideboard e sua importância, principalmente estratégica. Se você tiver a chance de ver nos “meus documentos” do meu computador saberá que tenho vários esboços sobre o assunto, seja porque é uma parte do magic que me fascina, seja porque vejo muita gente se “embananado” quando vai trocar cartas e simplesmente acaba perdendo os games 2 e 3 depois de um game 1 perfeito.

Sem mais introduções...


1 – Monte o side certo

Essa parte é com certeza a mais importante e acontece muito com quem está começando ou não conhece muito bem seu deck.

Quando você monta seu main deck, você tem um plano de jogo, e esse plano é o que filtra quais cartas você irá colocar, com o side é a mesma coisa, existe um plano por detrás de cada carta em seu side, você não coloca simplesmente  15 cartas aleatórias que você queria em seu main deck e não coube espaço. Existe uma estratégia nessas 15 cartas e é preciso pensar nela, por exemplo, o Red Deck Wins do T2 usa Dragão das Asas Arqueadas no seu side contra decks que tenha efeitos como o de Veredito Supremo,  com esse dragão você foge desses efeitos e continua agredindo seu oponente, mas ele não é bom quando seu oponente tem um bloqueador para ele todo turno, por não ser tão interessante em todo jogo, o dragão fica de side e é uma cata pensada para uma situação onde seu deck não fica tão bem.



2 – Tirem e coloquem as cartas certas

Ah, esse é um grande vilão dos erros de side, é muito comum você ver alguém falando que não sabia o que tirar ou colocar e que o deck pirou pós side. Esse erro começa na montagem do side, quando você coloca uma carta no seu sideboard você já tem que ter em mente quantas cartas saem naquele match específico, por exemplo,  contra o deck X você tem 4 cartas que não são boas em seu main deck, logo você deve colocar 4 cartas no seu side contra esse match. A montagem do side passa por pensar cada match que você espera no campeonato.

No geral, saber o que tirar e o que colocar é bem único em cada deck e depende de sua experiência com ele, mas existem alguns “clichês”; remoções de criaturas menores e grande número de remoções não são bons contra decks control; cartas de custo alto não são boas contar decks agressivos, ao menos que tenham algum efeito muito devastador (Titã do Inferno, por exemplo); comprar cartas é sempre muito bom contra controles;  descartes são muito bons contra combos; remoções de custo baixo e remoções globais são boas contra agroos.

Esses são alguns “lugares comuns” do side, mas claro que podem existir exceções e variações,  vai do seu conhecimento sobre seu deck e da sua estratégia.



3 – Use “Hates”

Hate em inglês quer dizer ódio, no magic são cartas que são muito boas contra determinados tipos de deck ou de cartas. Por exemplo, Andarilho do Fogo Kor é uma carta que é perfeita contra decks que usam muito a cor vermelha, além da proteção, ele ganha vida, o que ajuda muito, já que em geral decks com essa cor são agressivos. Mas não só de proteções são feitos os hates, Militante Dryad e Thalia são outros hates, a Dryad é feita sob medida para enfrentar o Snapcaster  Mage e Thalia contra qualquer deck que tenha muitas mágicas.

A grande força dos hates é que se seu oponente não tem alguma resposta contra, você pode ter alguma vitórias quase automáticas, é como se seu deck tivesse vários Emrakuls.




4– Pensem do outro lado

Uma das coisas que faz parte da suposta “arte de sidear” é quebrar o jogo do seu oponente com uma carta que vem do side e ele não espera. Ao contrário dos hates, que em geral são esperados, sidear pensando no que seu oponente irá fazer é bem mais difícil, e por consequência mais efetivo.

Um bom exemplo acontecia com o deck Storm do modern, o deck consiste em fazer várias mágicas de custo baixo, várias cartas que adicionem mana e após essa “tempestade” de mágicas você finaliza com Metralha, que terá várias cópias, com certeza um deck muito forte mas que tinha vários “hates”, como Regra da Lei e Canonista Etherólatra, ou seja, no game 2 seria muito mais difícil de ganhar. Pensando nisso, muitos jogadores de storm começaram a usar a seguinte estratégia de side, eles tiravam peças chave do combo storm e colocavam outro combo no lugar, o Splinter Twin. Assim, eles aproveitavam que o oponente tirava todas as remoções de criatura (“pra que vou suar isso se ele me mata sem usar criatura alguma ?”  e combavam de uma maneira diferente.

Se quiserem algo mais simples, no T2 de Zendikar e Alara eu jogava em um deck chamado Eldrazi Green, era basicamente um deck mono green feito em volta da carta Monumento de Eldrazi, tinha vários elfos para gerarem mana e por fim, várias criaturas que faziam fichas para alimentarem o monumento, que era o grande finisher do deck. Ok, algo que dava um certo trabalho ao deck eram criaturas com a habilidade de voar, porque até eu fazer meu monumento e encher a mesa, ia um tempo e até lá eu podia perder o jogo, já que não tinha nenhum bloqueador para criaturas com voar. Em um campeonato eu enfrentei um junk (preto, branco e verde) agroo, no primeiro jogo eu abri muito rápido e venci em poucos turnos, ou seja, vi muito pouco do deck do meu adversário, na hora de sidear eu tive o seguinte pensamento “ele deve trazer cartas de remoção para o meu monumento, além de que deve usar Baneslayer Angel e devido ao grande número de fetch lands,Anjo de Emeria. Bom, Emeria era uma carta que realmente me faria perder o jogo, porque enche a mesa muito rápido e eu não posso fazer nada”, pensando nisso eu trouxe 2 Windstorm do side e....funcionou, meu oponente fez Anjo de Emeria turno 3, encheu de pássaros 1/1 a mesa e me puniu até levar um windstorm que limpou a mesa e me recolocou na mesa para fazer 2-0.

O ponto é, esse tipo de estratégia só nasce quando você começa a pensar o que seu oponente está trazendo para o game 2, conhecer bem o deck do adversário ajuda muito, oque nos leva a...



5 – Se informem

 Se você for notar, durante esse artigo eu coloquei o fator “informação” como algo básico para ter um bom side, saber o que é bom usar contra algum deck e o que seu oponente usa são fatores que podem resolver quem ganha e quem perde uma partida. Umas das melhores coisas sobre o side é que no geral são 15 cartas que seu oponente realmente não conhece e que podem mudar o jogo, isso em um ambiente onde a maioria das pessoas sabe o que está enfrentando, é fortíssimo



Bom, essas foram minhas dicas e uma pequena introdução ao sideboard.

Até a próxima !


Rudá Andrade


@_Rudandrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário