quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Checklist Mental, ou como evitar erros estúpidos

Eu tenho prometido um artigo tem tempo, análise de deck, ambiente. Prometi traduzir alguns artigos famosos sobre teoria do jogo, design de mecânicas, etc. Enfim, acabei que não escrevi nada. Como é ano novo, vida nova e tal, uma das minhas resoluções era escrever artigos. Então vamos lá.

Com a recente mudança nas regras, as missed triggers se tornaram um assunto constante não somente em nossos torneios locais como no mundo todo. Essa nova realidade me levou a pensar uma forma de como eu poderia evitar esquecê-las. Não apenas isso, com essa mudança, mais uma vez, eu percebi como jogamos mal.

Não apenas esquecemos dos efeitos disparando, como esquecemos de responder ações que necessitam e/ou podem ser respondidas, evitando assim desvantagens claras na partida. Escolhemos mal os alvos para nossas mágicas e até mesmo escolhemos o momento errado de conjurá-las. Como então, poderia melhorar meu jogo? A resposta veio de outro jogo que eu amo: Starcraft.

Não somente Starcraft, mas qualquer RTS em geral. Nos jogos de estratégia uma boa prática é possuir uma checklist mental. Este simples conceito introduz uma lista de checagens que deve ser averiguada constantemente de modo a aperfeiçoar sua forma de jogar. Cada checagem da lista indica ações que devem ser tomadas e apresenta decisões a serem feitas. Uma simples lista seria algo como:
  • Checar coleta de recursos
  • Checar produção de exercito
  • Checar pesquisas
  • Checar posição do inimigo
  • Checar posição do meu exercito
Cada um destes itens pode apresentar decisões a serem tomadas. Por exemplo, ao checar sua coleta de recursos você percebe que está com poucos recursos sendo coletados. Isso demanda maior produção de trabalhadores, enquanto que se estiver com muitos recursos parados, indica que você não está investindo corretamente na produção do exercito ou nas pesquisas tecnológicas.

Uma vez que o conceito é válido para RTS, como podemos transpor o mesmo para o Magic? Minha solução foi criar uma lista de checagens a ser averiguada após cada ação do meu oponente. Por exemplo, o oponente joga uma mágica:
  • Devo responder a essa mágica?
  • Posso responder ela com uma carta da minha mão?
  • Posso responder ela com a habilidade de alguma permanente?
  • A resolução dessa mágica vai disparar alguma habilidade de minhas permanentes?
  • A resolução dessa mágica vai disparar alguma habilidade das permanentes que meu oponente controla?
Realizando esta simples checagem a cada ação do meu oponente é uma abordagem simples que evita esquecer habilidades disparando ou possíveis respostas que eu possa possuir. Ela pode ser aplicada a qualquer situação. Um exemplo de checagem no inicio da etapa de combate, por exemplo:
  • Eu devo atacar?
  • Ele possui bloqueadoras?
  • Eu posso evitar bloqueios?
  • Ele pode jogar alguma trick?
  • Alguma habilidade minha dispara no inicio do combate?
  • Alguma habilidade do oponente dispara no inicio do combate?
Possuir e utilizar seu checklist mental pode e vai melhorar seu nível de jogo. Um exemplo de jogo real, onde uma simples checklist mental poderia decidir o rumo do jogo aconteceu este sábado. Jogando contra o Glass, ele realizou um ataque mirando meu Jace com a seguinte mesa:

 

Eu sabia que o Jace era essencial para minha vitória, e o bloqueio do anjo no silverblade não era muito bom. Possuindo um unsummon na mão eu joguei dando alvo no prefeito de avabruk.

O Glass pensou, pensou e finalmente decidiu que era tudo bem para ele voltar o avabruk pra mão. Então, na fase de bloqueadores eu declarei o bloqueio do anjo no silverblade, e então ele se surpreendeu em perder o paladino pois o mesmo não tinha mais elo. Então, finalmente, ele olha para a coruja dele e solta a frase:

“PUTZ, devia ter sacrificado a coruja”.

Como era previsto, com o Jace vivo, facilmente controlei a partida e venci. Um erro claro que decidiu o resultado do jogo poderia ter sido evitado se ele tivesse seguido uma lista de checagens:
  • Devo responder ao unsummon? Sim
  • Possuo alguma carta em minha mão para isso? Não
  • Possuo alguma permanente para isso? Sim
Concluindo, utilizar uma lista de checagens durante a partida pode te ajudar a não somente esquecer dos triggers, mas também evitar que alguns erros possam ser cometidos. Um conceito simples de jogo técnico que todos podem utilizar.

Espero ter ajudado com este artigo e bons jogos em 2013!

Elison de Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário