Olá, tudo bem ?
Nesse
fim-de-semana pudemos finalmente usar AVR e a edição continua me agradando, após
dois pré-releases e muito bate papo sobre a edição no limited é hora de se concentrar
em testar novas coisas no T2. Nesse
primeiro olhar não achei que a edição será tão impactante, mas traz algumas
coisas interessantes para reforçar os arquétipos já dominantes e talvez algum
up em um ou dois tiers 2.
Toda vez
que analiso como muda um deck com uma edição nova penso em duas linhas de
pensamento, uma é que cartas que entram nele e podem ou otimizá-lo ou mudá-lo e
a outra são cartas que entram em outros decks e que podem impactar no confronto
entre esses decks.
Vou usar
como exemplo (e já como deck a ser discutido no artigo) o UW Delver, esse deck
tem minha preferência no formato e me parece que vai ganhar algumas coisas
interessantes.
Mage-Blade (aka UW Delver)
4 Geist of Saint Traft
2 Invisible Stalker
4 Snapcaster Mage
1 Dismember
4 Gitaxian Probe
2 Gut Shot
4 Mana Leak
4 Ponder
2 Sword of War and Peace
3 Thought Scour
4 Vapor Snag
4 Glacial Fortress
9 Island
3 Moorland Haunt
1 Plains
4 Seachrome Coast
4 Delver of Secrets
1 Runechanter’s Pike
SB: 1 Batterskull
SB: 2 Celestial Purge
SB: 2 Corrosive Gale
SB: 2 Dissipate
SB: 1 Divine Offering
SB: 1 Jace, Memory Adept
SB: 1 Negate
SB: 2
Phantasmal Image
SB: 1
Revoke Existence
SB: 2
Timely Reinforcements
Essa é uma
lista meio padrão que veio jogando com o deck e que me agrada muito, peguei
esse deck como exemplo porque tem duas cartas bem polêmicas que podem tanto fazê-lo
mudar de uma lista inicial quanto podem fazê-lo mudar por influência de outros
decks.
Temporal
Mastery e Cavern of Souls causaram grande alvoroço e tem ligação direta com
esse deck, temporal era uma adição que muita gente esperava, em outro artigo
(AQUI) comentei sobre o card e vários dos motivos citados para não usa-lo
servem para delvers deck, será que vale a pena quando você não espera pagar 2 ?
e se sair na mão, vale a pena o card morto ? eu já chio quando abro mão com
dois gitaxian probe, imagina com isso.Em um UR acho que ele seria melhor
aproveitado, já que você normalmente vai ter logo duas criaturas atacando, o
que aumenta as chances do temporal não virar só um explore.
Cavern é a
carta que muita gente imagina que vai acabar com os controls com counter
e instaurar um império agroo (muahaha), mas não vejo como uma carta que
incomodaria tanto assim. Pensando aonde ela entraria, me vêem a cabeça os
óbvios Humans e Zombies, onde um plano com Dungeon Geist + Vapor + Tamyio me
parace bom (contra humans) e purge(zombies). Cavern também fica bem
interessante no Ramp, onde você pode proteger seus Titãs , nesse caso, vejo uma
obrigação em focar nos ramps e esquecer os gigantes (o que não é um plano tããão
diferente do normal). No final das contas o card incomoda, mas nem de longe mata
o arquétipo.
Tirando
esses, inicialmente dois cads me interessaram para o deck, Tamyo, e Restoration
Angel.
Apesar do
custo 5 Tamyo tem espaço no deck, sua habilidade de poder “travar” o jogo do
adversário me parece bem interessante no mirror, contra ramp, Zombies e pod.
Ela entraria no lugar de Batterskull, dando um enfoque diferente. Testando o
card me agradou bastante, mas ainda não estou certa quanto a sua presença no
main deck.
Um bicho
com flash que da blink é quase um pedido da wizards para um teste no delver, o
anjo jogou bem, apresenta alguma sinergia com geist e principalmente com
snapcaster. Para ser franco, o que mais atrai nele para o arquétipo é flash, um bicho com corpo e com essa
habilidade é muito interessante após um Day ou um slag, ou mesmo para jogar
aberto no turno do oponente. Acho que ele seria melhor aproveitado em um deck
como pod, onde o blink tem múltiplos usos, mas salvar geists, re-usar snaps e
ficar de elemento surpresa só pode ser bom.
Ventos
favoráveis também é um card interessante, mas é mais voltado para a versão
esper tokens, que é bem forte e em um ambiente cheio de delvers eu usaria com
certeza, mas me incomodam alguns matchs (ramp por exemplo), então por hora eu não
recomendo.
Depois de
todo esse brainstorm a lista que venho testando é essa :
4 Geist of Saint Traft
2 Invisible Stalker
4 Snapcaster Mage
1 Dismember
3 Gitaxian Probe
2 Gut Shot
4 Mana Leak
4 Ponder
2 Sword of War and Peace
2 Thought Scour
4 Vapor Snag
4 Glacial Fortress
9 Island
3 Moorland Haunt
1 Plains
4 Seachrome Coast
4 Delver of
Secrets
1
Runechanter’s Pike
2 Restoration Angel
SB: 1 Batterskull
SB: 2 Celestial Purge
SB: 2 Corrosive Gale
SB: 2 Dissipate
SB: 1 Divine Offering
SB: 1 Tamyio
SB: 1 Negate
SB: 2
Phantasmal Image
SB: 1
Revoke Existence
SB: 2
Timely Reinforcements
Tem muita
coisa ainda para ser testada e mudada, mas é um ponto de partida. Esse
fim-de-semana acontece mais um SCG Open e entre um treino e outro vou dar uma
olhada no que aparece de novo.
Até a
próxima,
Vlws.
Rudá Andrade
Nenhum comentário:
Postar um comentário