Olá, tudo bem?
Magic é um jogo interessante, ao mesmo tempo em que se
renova a cada temporada ele também mantem alguns ciclos. Por exemplo, tivemos a
rotação pós-lançamento de Retorno à Ravnica, esse acontecimento derrubou um dos
grandes decks da história do Standard, o UW Delver. Mas...não derrubou a base
de criaturas do deck, Geist de Santo Traft, Augure de Nicol Bolas, Anjo da
Restauração, Mago da Conjuração Relâmpago e o próprio Investigador de Segredos,
continuam ai para (como diria o locutor da Sessão da Tarde) “loucas aventuras
de uma turminha irada”. Nada mais óbvio
que logo acharem uma casa para eles de novo, e não surpreende a idéia vir do
Japão.
1º Lugar por Harunobu Takeda de Chiba,
Japão.
4 Restoration Angel
4 Snapcaster Mage
2 Thundermaw Hellkite
3 Detention Sphere
2 Azorius Charm
4 Dissipate
2 Essence Scatter
2 Izzet Charm
3 Searing Spear
2 Unsummon
4 Geist of Saint Traft
4 Pillar of Flame
1 Island
1 Mountain
4 Clifftop Retreat
4 Glacial Fortress
4 Hallowed Fountain
2 Moorland Haunt
4 Steam Vents
4 Sulfur Falls
SB: 2 Purify the Grave
SB: 2 Chandra, the Firebrand
SB: 1 Tamiyo, the Moon Sage
SB: 1 Jace, Architect of Thought
SB: 4 Thalia, Guardian of Thraben
SB: 2 Negate
SB: 3 Dungeon Geists
4 Snapcaster Mage
2 Thundermaw Hellkite
3 Detention Sphere
2 Azorius Charm
4 Dissipate
2 Essence Scatter
2 Izzet Charm
3 Searing Spear
2 Unsummon
4 Geist of Saint Traft
4 Pillar of Flame
1 Island
1 Mountain
4 Clifftop Retreat
4 Glacial Fortress
4 Hallowed Fountain
2 Moorland Haunt
4 Steam Vents
4 Sulfur Falls
SB: 2 Purify the Grave
SB: 2 Chandra, the Firebrand
SB: 1 Tamiyo, the Moon Sage
SB: 1 Jace, Architect of Thought
SB: 4 Thalia, Guardian of Thraben
SB: 2 Negate
SB: 3 Dungeon Geists
Ok, o deck não usa o Investigador , é claramento um
midrange deck e não um deck 100% tempo, como era seu antecessor. Mas tem algumas
sacadas bem interessantes e que realmente me chamaram a atenção:
- Alto número de counters.
Pós-mana leak e com vários cards novos que não podiam ser anulados todo mundo
pensava que era o fim dos anulas no deck para controle. Pois é, todo mundo
pensou isso, logo todo mundo “baixou a guarda”, logo gogogogo anular!
- Geist é o cara. Uma lista
que apareceu antes dessa foi um UR Delver, e uma dos grandes problemas do deck
era a falta de um card realmente ofensivo, e que pudesse matar o jogo sozinho.
Geist de Santo Traft veste a 10 e chama a responsabilidade. Fora que em um
ambiente sem Imagem Fantasmal/Metamorpho Phyrexiano e piroclasma,
whipflare/Slagstorm, fica bem mais fácil a vida do nosso querido (ou não)
clérigo espírito.
- Thalia, Geist da Masmorra e
Chandra de side, techs bem
interessantes, Thalia e Chandra realmente me surpreenderam,
apesar de se você testar, ver que são cards bem efetivos nesse deck, Thalia faz
um “samba-do-crioulo-doido” contra controls e a Chandra ajuda tanto a ficar
matando quaisquer bichinhos que te incomodariam ou até mesmo não deixar a vida
fácil para um planes adversário. Geist da Masmorra foi a tech que mais gostei e
que uso com muito gosto, em matchs contra midranges decks que usam rancor ou
até contra a carta-a-se-bater trasgueopresa, nosso amiguinho 3/3 faz bem o trabalho sujo.
Uma semana depois, Todd Anderson apresentou outra versão
do deck (que hoje é a mais popular)
7º Lugar de Todd Anderson Star City Games Open, Indianápolis
4 Restoration Angel
4 Snapcaster Mage
2 Thundermaw Hellkite
2 Detention Sphere
4 Azorius Charm
1 Dissipate
2 Essence Scatter
3 Searing Spear
4 Syncopate
2 Unsummon
4 Geist of Saint Traft
4 Pillar of Flame
1 Island
1 Mountain
1 Plains
4 Clifftop Retreat
4 Glacial Fortress
4 Hallowed Fountain
1 Moorland Haunt
4 Steam Vents
4 Sulfur Falls
SB: 3 Dungeon Geists
SB: 2 Purify the Grave
SB: 2 Dissipate
SB: 2 Negate
SB: 1 Tamiyo, the Moon Sage
SB: 2 Sundering Growth
SB: 3 Supreme Verdict
4 Snapcaster Mage
2 Thundermaw Hellkite
2 Detention Sphere
4 Azorius Charm
1 Dissipate
2 Essence Scatter
3 Searing Spear
4 Syncopate
2 Unsummon
4 Geist of Saint Traft
4 Pillar of Flame
1 Island
1 Mountain
1 Plains
4 Clifftop Retreat
4 Glacial Fortress
4 Hallowed Fountain
1 Moorland Haunt
4 Steam Vents
4 Sulfur Falls
SB: 3 Dungeon Geists
SB: 2 Purify the Grave
SB: 2 Dissipate
SB: 2 Negate
SB: 1 Tamiyo, the Moon Sage
SB: 2 Sundering Growth
SB: 3 Supreme Verdict
A lista dele já é
mais conservadora, e deixa bem claro o plano control do deck, já que nas
palavras dele “sem geist na mesa, esse deck é quase um URW Control” . Outra
coisa é no side o uso de somente um planeswalker, ao invés de quatro, tanto por discordar do uso de Chandra,
que não é lá tudo isso, quanto pelo Jace não encaixar tão perfeitamente nesse
deck, sundering growth é outra carta interessante para se usar, dada a proliferação
de Esferas de Detenção ( e usar proliferate no token do geist só pode ser bom)
.
Ok, legal o deck, mas porque jogar com ele ? O T2 vem a
cada dia formando o que seriam seus principais decks, se antes era selva, hoje
o ambiente já é bem mais definido. Thragueopresa é o card desse formato, é bom
contra agressivo, é bom contra controles, todas as listas jogam em volta dela,
seja usando “hates” como anulas, Flagelo Incapacitante, Apetite por Cérebros ou
mesmo usando o próprio Thragueopresa. Você está sempre girando em
volta desce porco de cinco manas. Jund, Bant, GW, todos abusam dela para ganhar
a partida. Nesse ambiente, ou você é maior do que a 5/3 (o que é bem difícil,
dai a opção mais interessante de usar a própria) ou é mais rápido do que ela,
coisa que os RDWs e os zombies tentam, mas andam falhando.
URW entra exatamente nesse ponto, Anjo da Restauração,
Geist de Santo Traft, Geist da Masmorra e Dragão Avérneo Trovejante são todas
criaturas que podem ignorar os 5 de vida e o forte corpo da “to-beat-do-formato”,
com a ajuda de remoções e massivos counters, eles começam uma corrida que nem
sempre a Thragueopresa acompanha, ou seja, só pode ser bom.
Sem mais papo, lista.
URW, por Rudá Andrade
4 Restoration Angel
4 Snapcaster Mage
2 Thundermaw Hellkite
2 Detention Sphere
4 Azorius Charm
1 Dissipate
2 Essence Scatter
3 Searing Spear
4 Syncopate
2 Unsummon
4 Geist of Saint Traft
4 Pillar of Flame
3 Clifftop Retreat
4 Glacial Fortress
4 Hallowed Fountain
1 Moorland Haunt
4 Steam Vents
4 Sulfur Falls
1 Izzet Charm
1 Plains
1 Island
1 Mountain
SB: 3 Dungeon Geists
SB: 1 Dissipate
SB: 1 Counterflux
SB: 2 Negate
SB: 2 Purify the Grave
SB: 2 Sundering Growth
SB: 1 Tamiyo, the Moon Sage
SB: 2 Supreme Verdict
SB: 1 Sphinx's Revelation
Opções interessantes de side:
- Redirecionar, melhor side contra Fogueira dos Humildes, e
melhor, nunca é esperado. Mesmo sendo bem situacional, é uma opção bem
interessante.
- Reação Adversa da Essência, não, isso não é nome de
doença, é só uma tech bem engraçada contra Thragueopresa, 4 manas e 5 de dano. Boom!
- Revelação da Esfinge, hoje em dia já tem até quem use de maindeck, é ótima
contra decks control e é uma boa contra agroos. Acelerador Mental é da mesma
idéia.
- Estatimago Izzet, o oponente curti fazer tokens ?
Niiiiiiiiiiiiiice.
- Controlfluxo , típica card contra decks de controle que
usam anulas. Se quando você anula um card você manda a mensagem “eu não quero
que você faça isso”, com Controlfluxo você diz “eu REALMENTE não quero que você
faça isso”.
Não mudei muito da lista do Todd Anderson, mas como o
próximo torneio grande T2 no Brasil é só em dezembro, até lá da para mudar
muita coisa (já que o ambiente mudará também), mas me sinto confiante quanto a
esse arquétipo.
Até a próxima,
vlws
Rudá Andrade
@_Rudandrade
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