terça-feira, 4 de dezembro de 2012

4 Dias de Magic #Nacional Legacy



Olá, tudo bem ?


No último artigo falei sobre os FFAs e de como eu e o Paulo “Skyteddy” estávamos nos preparando para o Nacional Legacy 2012, discutimos algumas listas e resolvi usar a mesma lista do FFA, só com a mudança de -1 Grimório Silvestre e +1 Snapcaster no maindeck e -1 Ancient Grudge e -1 Crypta por +1 Pyroblast e +1 Submerge. O que motivou essas mudanças, snap me pareceu uma opção mais agressiva que grimório e a opção de uma 5ª stifle ou mais burns, me agradava (no final das contas, grimório é melhor mesmo). No side, eu esperava mais UW Miracles no Nacional Legacy do que nos FFAs, por ser um deck mais difícil de pilotar, dai a adição de pyroblast, o submerge a mais é contra mirrors e mavericks, e não esperava tantos graves decks. Surgical é bom contra Miracles, por isso mantive, em detrimento de Cripta.

Passada a noite mal dormida que costuma anteceder grandes campeonatos, chegamos cedo ao local do evento (seja por ansiedade, seja pela promoção de que os 100 primeiros inscritos ganhariam camisetas do evento).  Para quem não está acostumado, os grandes eventos no Brasil sempre tem um belo atraso, fiquei positivamente surpreendido com a liberação das rodadas próximo as 10h, como previsto.




1º Rodada  - GW Maverick

Vejo que minha mesa é a 21 e comento com um colega que meu oponente se chama Gabriel Casas, nessa hora fico sabendo que ele é o atual campeão do torneio. Chego na mesa e não encontro meu oponente, depois de esperar alguns minutos, pergunto ao juiz se a mesa 21 estava no Feature Match e...é isso ai, bora pra câmera.


Sobre o match contra maverick, é relativamente simples para eles ganharem de rug, faça relicário e pós-side proteja-o de um submerge. A chance do RUG ganhar é quebrando a base de mana do adversário, como que dando múltiplos “time walks”.

Side:

Play
+4 Submerge +2 Rough/Trumble  - 4 FoW  - 2 spell pierce

Draw

+4 Submerge +2 Rough/Trumble -4 FoW -2 Stifle  

0 - 1


2º Rodada – GW Maverick


Ah, pois é....outro.


1º Game

Começo no play e abro de mana, delver. Meu oponente tenta hierarch, que toma daze. Delver flipa e volto de mana aberta pra stifle, meu oponente, faz waste e Ooze, que toma dismember no passe. Dou waste na waste dele e ele não volta mais.

Um detalhe interessante, quando tenho dois  terrenos na mesa (uma vulcanic e uma tropical), meu oponente tenta dar wasteland na tropical, eu em resposta adiciono duas manas e uso raio no meu oponente e um daze(que volta a tropical e não anula o raio, graças a mana extra).

Antes de começar o game 2, meu oponente é chamado pelo juiz porque listou apenas 14 cartas no side, game loss.

1 -1  


3º Rodada – GW Maverick



karmas da vida...


1º Game

Ele abre de floresta e noble. Faço delver e passo, tomo path no delver e uma caverna pra thalia. Volto com land e mangusto, e na volta tomo wastland . Zico e apanho até a parte para a Maria do Bairro.

2º Game

Parecido com o primeiro, Thalia me atrasa com força e quando conseigo remove-la, tomo outro acompanhada de um ooze. Morro com um Rough na mão e dois lands na mesa

1-2


4º Rodada – Dredge

Desanimado pelo 1-2 e as chances quase nulas de top8, mas tamos ai pra esse tal de Legacy. Essa rodada foi interessante porque eu já conhecia meu oponente, desde quinta-feira ele estava tentando a todo custo a vaga no FFA, era o tipo de jogador pelo qual você acabava torcendo, porque ele estava na situação que ninguém que joga FFA quer. Quando sai da Domain, na sexta a tarde, ele tinha acabado de ganhar a semi do último FFA e iria jogar pela última vaga, fiquei muito feliz com seu resultado, ainda mais por ter jogado tantos classificatórios.

Comprimentos a parte...

1º Game

Mantenho uma mão que me parecia forte contra dredge, ainda mais por eu estar no draw, meu plano era anular o que ele jogasse para começar o “combo” e depois rushar com o delver, fora que tinha uma waste para atraza-lo. Se ele fizesse o plano manaless, oh vida, o azar.

Ele abre de Cidade de Bronze e looting, que toma FoW. Volto de waste e ele não faz terreno.



Com ele mais lento, entro com delver, que flipa e começa a aproveitar a vantagem dele não achar terreno nos outros 2 turnos. Ele começa a fazer dredgers, mas o delver ganha dois mangusto como companhia que rapidinho acabam com a conversa.

Side:

+2 Rough/ Trumble +1 Surgical -3 Stifle

 Game

O plano é parecido com o do game 1, mas agora tem surgical, que pode ser potencializada pelo snapcaster.
Meu oponente começa com Cidade de Bronze, Diabrete e passa o Turno. Eufaço, mana, Delver e passo, no fim do meu turno ele faz troll, que toma surgical.

Ele compra e discarta outro dredger, eu começo a atacar com meu Delver flipado, no dredge ele não revela nada. E isso se repete por mais turnos, até que ele tomba 1 Narcoameba e 1 Ponte. Na mesa eu tenho 1 Delver e 2 mangustos, a um card de ativar o limiar, e na mão, 1 rough.

Resolvo arriscar, solto o rough, para ativar meus mangustos (que ficam com 2 de dano, mas fica vivos, graças ao limiar) e ataco, na esperança que meu oponente bloqueie um mangusto e perca a ponte. Ele faz exatamente isso e um turno depois mato ele com Delver + Raio.

2-2

Dredge é um dos decks mais curiosos do Legacy. Ele consegue agir como um agroo beatdown ou um combo, conforme lhe seja conveniente. Sua habilidade de poder jogar quase ignorando counters e usar cabal therapy, o faz um dos decks mais fortes do Legacy. Mas além de exigir extrema habilidade do piloto, perde para um ambiente onde todos esperam por ele.

A melhor tech contra dredge não é grave hate, é ganhar o primeiro jogo. No geral, o dredge ganha o game 1, ai perde o game 2, por grave hate. E no game 3 sideia em cima desse grave hate, o que faz o 3 o game mais justo de todos. Se você ganha o Game 1, você deforma essa estratégia e tem o fator surpresa a seu favor (nessa rodada, meu oponente tinha sideado natures claim contra possíveis criptas minhas, ou seja, tinha 3 cartas mortas no deck, graças a falta de informação correta).

5º Rodada – UR Delver

1º Game

Meu oponente que começa, ao estourar uma fetch, para Vulcanic Island e Ponder, desconfiei de um mirror. Mas após ver ele encher a mesa de terrenos, inclusive básicos, começo a rever essa idéia. Ele mata meus delver, mas consigo, após uma “counterwar”, deixar um Tarmogoyf na mesa, ele bate até a morte, só no final encontrando resistência nas formas de 1 Snapcaster 1 Goblin Guide.

Side:

+3 Pyroblast +1 Surgical -4 FoW

2º Game

Mantenho uma mão mais control, pensando em fazer mangusto e goyfs mais pra frente, quando eles fossem grande demais para o meu oponente. Ele abre forte, com Guide me punindo, quando consigo me livrar do primeiro, vem o segundo, que com Preço do Progresso (anulado), vai me apertando na partida. Quando finalmente acho mangusto, tenho pouca vida e quaisquer sequências de burns me matariam. Em duas ou tr~es compras, ele acha alguns raios e eu perco.

3º Game

Mangusto entra cedo no jogo, e com a counterwar habitual, cresce rápido, me deixando tranquilo para ignorar suas criaturas. Quando controlo o jogo, começo a punir de goyf e mangusto, em poucos turnos ele concede.

Esse match é particularmente fácil para o RUG, apesar dele ter mais burns do que eu, e trazer de side cartas como submerge e red e blue elemental blast, minhas criaturas, com exceção do Delver são maiores que a dele e no caso do mangusto, impossíveis de tirar da mesa. Parece pouco, mas isso resolve facilmente a partida.

3-2

6ª Rodada – RUG Delver

Cheguei a comentar no report do FFA (aqui) sobre o mirror de RUG, é uma partida bem difícil, principalmente pós side, quando entram cards como submerge e pyroblast.

1ª Game

Ele começa com mana ponder, eu faço delver e começo a bater. Juntamente com o clock do delver tento controlar o jogo com burns e wastelands, meu oponente vai segurando os burns com counters e vai comprando vários terrenos, o que ajuda contra as wastes. Ap[ós leva-lo a 5 de vida, ele mata meu delver e começa a destruir meus terrenos, quando finalmente  me trava, faz goyf e delver, que selam o jogo
Side:

-4 Fow -2 Pierce -1 snapcaster +4 Submerge + 3 Pyroblast

2º Game

Começo com delver, ele começa com waste e passa. Meu delver flipa para daze, eu faço land e bato. Ele volta com terreno e delver, que toma daze. Faço terreno e volto a bater com delver, ele volta com waste no meu land, que toma stifle, que toma daze.
Não compro mais terrenos, mesmo usando brainstorm, após alguns turnos ele controla o jogo, e eu perco

3-3


Como eu não tinha mais chances de top16 e o Paulo já tinha dropado, existia uma pequena pressão (vulgo, “ perde logo!”) para irmos logo embora, dropei e bora pensar no 5k.

No próximo artigo, report do 5k e conclusão.

Até a próxima,

Vlws


Rudá Andrade


@_Rudandrade

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