Olá, tudo bem ?
No último artigo falei sobre os FFAs e de como eu e o Paulo
“Skyteddy” estávamos nos preparando para o Nacional Legacy 2012, discutimos
algumas listas e resolvi usar a mesma lista do FFA, só com a mudança de -1 Grimório
Silvestre e +1 Snapcaster no maindeck e -1 Ancient Grudge e -1 Crypta por +1
Pyroblast e +1 Submerge. O que motivou essas mudanças, snap me pareceu uma
opção mais agressiva que grimório e a opção de uma 5ª stifle ou mais burns, me
agradava (no final das contas, grimório é melhor mesmo). No side, eu esperava
mais UW Miracles no Nacional Legacy do que nos FFAs, por ser um deck mais
difícil de pilotar, dai a adição de pyroblast, o submerge a mais é contra
mirrors e mavericks, e não esperava tantos graves decks. Surgical é bom contra
Miracles, por isso mantive, em detrimento de Cripta.
Passada a noite mal dormida que costuma anteceder grandes
campeonatos, chegamos cedo ao local do evento (seja por ansiedade, seja pela
promoção de que os 100 primeiros inscritos ganhariam camisetas do evento). Para quem não está acostumado, os grandes
eventos no Brasil sempre tem um belo atraso, fiquei positivamente surpreendido
com a liberação das rodadas próximo as 10h, como previsto.
1º Rodada - GW
Maverick
Vejo que minha mesa é a 21 e comento com um colega que meu
oponente se chama Gabriel Casas, nessa hora fico sabendo que ele é o atual
campeão do torneio. Chego na mesa e não encontro meu oponente, depois de
esperar alguns minutos, pergunto ao juiz se a mesa 21 estava no Feature Match
e...é isso ai, bora pra câmera.
Sobre o match contra maverick, é relativamente simples para
eles ganharem de rug, faça relicário e pós-side proteja-o de um submerge. A
chance do RUG ganhar é quebrando a base de mana do adversário, como que dando
múltiplos “time walks”.
Side:
Play
+4 Submerge
+2 Rough/Trumble - 4 FoW - 2 spell pierce
Draw
+4 Submerge
+2 Rough/Trumble -4 FoW -2 Stifle
0 - 1
2º Rodada – GW Maverick
Ah, pois é....outro.
1º Game
Começo no play e abro de mana, delver. Meu oponente tenta
hierarch, que toma daze. Delver flipa e volto de mana aberta pra stifle, meu
oponente, faz waste e Ooze, que toma dismember no passe. Dou waste na waste
dele e ele não volta mais.
Um detalhe interessante, quando tenho dois terrenos na mesa (uma vulcanic e uma
tropical), meu oponente tenta dar wasteland na tropical, eu em resposta
adiciono duas manas e uso raio no meu oponente e um daze(que volta a tropical e
não anula o raio, graças a mana extra).
Antes de começar o game 2, meu oponente é chamado pelo juiz
porque listou apenas 14 cartas no side, game loss.
1 -1
3º Rodada – GW Maverick
karmas da vida...
1º Game
Ele abre de floresta e noble. Faço delver e passo, tomo path
no delver e uma caverna pra thalia. Volto com land e mangusto, e na volta tomo
wastland . Zico e apanho até a parte para a Maria do Bairro.
2º Game
Parecido com o primeiro, Thalia me atrasa com força e quando
conseigo remove-la, tomo outro acompanhada de um ooze. Morro com um Rough na mão
e dois lands na mesa
1-2
4º Rodada – Dredge
Desanimado pelo 1-2 e as chances quase nulas de top8, mas
tamos ai pra esse tal de Legacy. Essa rodada foi interessante porque eu já
conhecia meu oponente, desde quinta-feira ele estava tentando a todo custo a vaga no
FFA, era o tipo de jogador pelo qual você acabava torcendo, porque ele estava na situação que ninguém que joga FFA quer. Quando sai da Domain, na sexta a tarde, ele
tinha acabado de ganhar a semi do último FFA e iria jogar pela última vaga,
fiquei muito feliz com seu resultado, ainda mais por ter jogado tantos
classificatórios.
Comprimentos a parte...
1º Game
Mantenho uma mão que me parecia forte contra dredge, ainda
mais por eu estar no draw, meu plano era anular o que ele jogasse para começar
o “combo” e depois rushar com o delver, fora que tinha uma waste para
atraza-lo. Se ele fizesse o plano manaless, oh vida, o azar.
Ele abre de Cidade de Bronze e looting, que toma FoW. Volto
de waste e ele não faz terreno.
Com ele mais lento, entro com delver, que flipa e começa a
aproveitar a vantagem dele não achar terreno nos outros 2 turnos. Ele começa a
fazer dredgers, mas o delver ganha dois mangusto como companhia que rapidinho
acabam com a conversa.
Side:
+2 Rough/
Trumble +1 Surgical -3 Stifle
2º Game
O plano é parecido com o do game 1, mas agora tem surgical,
que pode ser potencializada pelo snapcaster.
Meu oponente começa com Cidade de Bronze, Diabrete e passa o
Turno. Eufaço, mana, Delver e passo, no fim do meu turno ele faz troll, que
toma surgical.
Ele compra e discarta outro dredger, eu começo a atacar com
meu Delver flipado, no dredge ele não revela nada. E isso se repete por mais
turnos, até que ele tomba 1 Narcoameba e 1 Ponte. Na mesa eu tenho 1 Delver e 2
mangustos, a um card de ativar o limiar, e na mão, 1 rough.
Resolvo arriscar, solto o rough, para ativar meus mangustos
(que ficam com 2 de dano, mas fica vivos, graças ao limiar) e ataco, na
esperança que meu oponente bloqueie um mangusto e perca a ponte. Ele faz
exatamente isso e um turno depois mato ele com Delver + Raio.
2-2
Dredge é um dos decks mais curiosos do Legacy. Ele consegue
agir como um agroo beatdown ou um combo, conforme lhe seja conveniente. Sua habilidade
de poder jogar quase ignorando counters e usar cabal therapy, o faz um dos
decks mais fortes do Legacy. Mas além de exigir extrema habilidade do piloto,
perde para um ambiente onde todos esperam por ele.
A melhor tech contra dredge não é grave hate, é ganhar o
primeiro jogo. No geral, o dredge ganha o game 1, ai perde o game 2, por grave
hate. E no game 3 sideia em cima desse grave hate, o que faz o 3 o game mais
justo de todos. Se você ganha o Game 1, você deforma essa estratégia e tem o
fator surpresa a seu favor (nessa rodada, meu oponente tinha sideado natures
claim contra possíveis criptas minhas, ou seja, tinha 3 cartas mortas no deck,
graças a falta de informação correta).
5º Rodada – UR Delver
1º Game
Meu oponente que começa, ao estourar uma fetch, para
Vulcanic Island e Ponder, desconfiei de um mirror. Mas após ver ele encher a
mesa de terrenos, inclusive básicos, começo a rever essa idéia. Ele mata meus
delver, mas consigo, após uma “counterwar”, deixar um Tarmogoyf na mesa, ele
bate até a morte, só no final encontrando resistência nas formas de 1
Snapcaster 1 Goblin Guide.
Side:
+3 Pyroblast +1 Surgical -4 FoW
2º Game
Mantenho uma mão mais control, pensando em fazer mangusto e
goyfs mais pra frente, quando eles fossem grande demais para o meu oponente.
Ele abre forte, com Guide me punindo, quando consigo me livrar do primeiro, vem
o segundo, que com Preço do Progresso (anulado), vai me apertando na partida.
Quando finalmente acho mangusto, tenho pouca vida e quaisquer sequências de burns
me matariam. Em duas ou tr~es compras, ele acha alguns raios e eu perco.
3º Game
Mangusto entra cedo no jogo, e com a counterwar habitual,
cresce rápido, me deixando tranquilo para ignorar suas criaturas. Quando
controlo o jogo, começo a punir de goyf e mangusto, em poucos turnos ele
concede.
Esse match é particularmente fácil para o RUG, apesar dele
ter mais burns do que eu, e trazer de side cartas como submerge e red e blue
elemental blast, minhas criaturas, com exceção do Delver são maiores que a dele
e no caso do mangusto, impossíveis de tirar da mesa. Parece pouco, mas isso
resolve facilmente a partida.
3-2
6ª Rodada – RUG Delver
Cheguei a comentar no report do FFA (aqui) sobre o mirror de
RUG, é uma partida bem difícil, principalmente pós side, quando entram cards
como submerge e pyroblast.
1ª Game
Ele começa com mana ponder, eu faço delver e começo a bater.
Juntamente com o clock do delver tento controlar o jogo com burns e wastelands,
meu oponente vai segurando os burns com counters e vai comprando vários
terrenos, o que ajuda contra as wastes. Ap[ós leva-lo a 5 de vida, ele mata meu
delver e começa a destruir meus terrenos, quando finalmente me trava, faz goyf e delver, que selam o jogo
Side:
-4 Fow -2 Pierce -1 snapcaster +4 Submerge + 3 Pyroblast
2º Game
Começo com delver, ele começa com waste e passa. Meu delver
flipa para daze, eu faço land e bato. Ele volta com terreno e delver, que toma
daze. Faço terreno e volto a bater com delver, ele volta com waste no meu land,
que toma stifle, que toma daze.
Não compro mais terrenos, mesmo usando brainstorm, após
alguns turnos ele controla o jogo, e eu perco
3-3
Como eu não tinha mais chances de top16 e o Paulo já tinha
dropado, existia uma pequena pressão (vulgo, “ perde logo!”) para irmos logo embora, dropei
e bora pensar no 5k.
No próximo artigo, report do 5k e conclusão.
Até a próxima,
Vlws
Rudá Andrade
@_Rudandrade
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