Com a recente mudança nas regras, as missed triggers se tornaram um assunto constante não somente em nossos torneios locais como no mundo todo. Essa nova realidade me levou a pensar uma forma de como eu poderia evitar esquecê-las. Não apenas isso, com essa mudança, mais uma vez, eu percebi como jogamos mal.
Não apenas esquecemos dos efeitos disparando, como esquecemos de responder ações que necessitam e/ou podem ser respondidas, evitando assim desvantagens claras na partida. Escolhemos mal os alvos para nossas mágicas e até mesmo escolhemos o momento errado de conjurá-las. Como então, poderia melhorar meu jogo? A resposta veio de outro jogo que eu amo: Starcraft.
Não somente Starcraft, mas qualquer RTS em geral. Nos jogos de estratégia uma boa prática é possuir uma checklist mental. Este simples conceito introduz uma lista de checagens que deve ser averiguada constantemente de modo a aperfeiçoar sua forma de jogar. Cada checagem da lista indica ações que devem ser tomadas e apresenta decisões a serem feitas. Uma simples lista seria algo como:
- Checar coleta de recursos
- Checar produção de exercito
- Checar pesquisas
- Checar posição do inimigo
- Checar posição do meu exercito
Uma vez que o conceito é válido para RTS, como podemos transpor o mesmo para o Magic? Minha solução foi criar uma lista de checagens a ser averiguada após cada ação do meu oponente. Por exemplo, o oponente joga uma mágica:
- Devo responder a essa mágica?
- Posso responder ela com uma carta da minha mão?
- Posso responder ela com a habilidade de alguma permanente?
- A resolução dessa mágica vai disparar alguma habilidade de minhas permanentes?
- A resolução dessa mágica vai disparar alguma habilidade das permanentes que meu oponente controla?
- Eu devo atacar?
- Ele possui bloqueadoras?
- Eu posso evitar bloqueios?
- Ele pode jogar alguma trick?
- Alguma habilidade minha dispara no inicio do combate?
- Alguma habilidade do oponente dispara no inicio do combate?
O Glass pensou, pensou e finalmente decidiu que era tudo bem para ele voltar o avabruk pra mão. Então, na fase de bloqueadores eu declarei o bloqueio do anjo no silverblade, e então ele se surpreendeu em perder o paladino pois o mesmo não tinha mais elo. Então, finalmente, ele olha para a coruja dele e solta a frase:
“PUTZ, devia ter sacrificado a coruja”.
Como era previsto, com o Jace vivo, facilmente controlei a partida e venci. Um erro claro que decidiu o resultado do jogo poderia ter sido evitado se ele tivesse seguido uma lista de checagens:
- Devo responder ao unsummon? Sim
- Possuo alguma carta em minha mão para isso? Não
- Possuo alguma permanente para isso? Sim
Espero ter ajudado com este artigo e bons jogos em 2013!
Elison de Campos
Nenhum comentário:
Postar um comentário