Olá, tudo bem ?
Ano novo, novos planos , etc, etc,etc, clichês de “Hoje, é um novo dia,
de um novo tempo, que começou...”.
Só pra fixar mais um pouco na cabeça :D
O mundo não acabou, meu timão ganhou o Mundial (para alguns, isso
é o fim do mundo) e 2013 começa com muita coisa boa relacionada ao Magic na
região, logo, estou aqui para escrever para vocês.
O Saloon começa o ano com o Grand Prix Trial Pittsburgh
dia 5 de janeiro e no dia 19, o GPT para o maior evento do magic no Brasil, o
GP Rio. Isso só para falar de janeiro, porque em fevereiro ainda temos Grand
Prix Trial San Diego. Todos esse eventos serão no formato Standard, então se
você está em duvida se fecha aquele deck T2 agora ou espera Gatencrash, bom,
agora é a hora certa!.
( Não sabe o que é um Grand Prix Trial ? Clique AQUI)
Para quem não está familiarizado com o T2, ou está em dúvida
de qual deck escolher, aqui vão algumas opções do que tem de melhor no formato.
CONTROL
Pra
turma dos Thragtusk, Supremo Veredictos e Planeswalkers.
Não sei se você notou, mas nessa brincadeira que fiz com
staples de control eu meio que já resumi um deck, o Bant Control.
Creatures (8)
Lands (26)
Spells (26)
- 1 Detention Sphere
- 1 Rest in Peace
- 3 Azorius Charm
- 4 Dissipate
- 4 Sphinx's Revelation
- 4 Think Twice
- 1 Amass the Components
- 4 Farseek
- 3 Supreme Verdict
- 1 Terminus
- 1 Pithing Needle
- 1 Restoration Angel
- 2 Rhox Faithmender
- 1 Silklash Spider
- 1 Detention Sphere
- 1 Rest in Peace
- 1 Azorius Charm
- 2 Dispel
- 2 Negate
- 1 Jace, Memory Adept
- 2 Terminus
Sideboard
Com essa lista Reid Duke ganhou o Invitational da
Starcity, um importante campeonato dos Estados Unidos. O plano do deck é
simples, sobreviver. Você faz uma criatura e ganha vida, bloqueia as do seu
oponente, ganha mais vida com Revelação da Esfinge, limpa a mesa com Veredito,
ganha mais vida, faz bicho, bate um pouco, ganha mais vida, faz Jace para
controlar a mesa, ganha mais vida...E por ai vai, o deck é ideal para jogar em
um ambiente com vários decks de criatura, típico deck chato de enfrentar, mas
que ganha muita coisa.
Ele tem problemas contra outros decks com uma temática
mais de controle, dai a adição de Nephalia. O Bant ascendeu no momento mais agressivo do standard, além
de que, graças ao bom late game, ser uma resposta razoável contra decks
midranges sem Revelação da Esfinge.
Por essas caraterísticas únicas, é o control que melhor sobrevive
nessa selva que está o T2.
MIDRANGE
Pra quem curte Huntmaster, Bonfire, Ultimate
Price e muitas shocklands.
Pra quem ainda não conhece esse tipo de deck, midranges
são deck que, basicamente, misturam cartas dos decks control e agroo, podendo
assumir as duas posturas. Ao mesmo tempo que usa cartas como Fogueira dos
Humildes, eles também usam Thundermaw Hellkite.
Huntmaster of the Fells é um
ótimo símbolo desse tipo de deck, enquanto em um primeiro momento ele tem uma
postura control (ganha vida e faz bloqueador), logo ele tem a capacidade de se
transformar em um incrível 4/4 com atropelar que pode agredir até o fim, sua
maleabilidade o faz carta-chave em decks midrange
NAYA
Creatures (25)
- 3 Angel of Serenity
- 4 Avacyn's Pilgrim
- 3 Borderland Ranger
- 4 Centaur Healer
- 3 Huntmaster of the Fells
- 4 Restoration Angel
- 4 Thragtusk
Planeswalkers (2)
Lands (23)
- 2 Forest
- 1 Mountain
- 2 Plains
- 4 Cavern of Souls
- 2 Kessig Wolf Run
- 4 Rootbound Crag
- 4 Sunpetal Grove
- 4 Temple Garden
Spells (10)
- 4 Loxodon Smiter
- 2 Oblivion Ring
- 3 Rest in Peace
- 2 Triumph of Ferocity
- 1 Sigarda, Host of Herons
- 1 Bonfire of the Damned
- 2 Pillar of Flame
Sideboard
Um bom resumo do Naya ? Chegue na 4ª fonte de mana e
depois jogue bombas todo turno. O deck tem ótimas respostas contra decks
agressivos, ganha vida com suas criaturas e tem burns para bichos pequenos.
Contra controls, ele se aproveita do tamanho de suas criaturas, para jogar como
um beatdown.
Anjo da Restauração é uma das justificativas do uso de
branco no deck, ele te da mais velocidade, podendo ser jogado no turno do oponente, o que te da
mais dinamismo e atrapalha na tomada de decisões do oponente, fora que, como
você deve ter notado, a maioria das criaturas do deck tem efeitos quando entram
em jogo, logo, nosso anjo é uma carta coringa.
O branco ainda nos dá Anjo da Serenidade, que garante um
late game para o deck, Amuleto Selesnya, que é o melhor amuleto (até agora), sendo um “canivete-suiço” que serve para todas as horas, e Loxodon Smiter no
side, que é o inferno para qualquer deck que use anulas.
JUND
Creatures (17)
Planeswalkers (2)
Lands (25)
Spells (16)
- 2 Abrupt Decay
- 3 Searing Spear
- 3 Ultimate Price
- 3 Bonfire of the Damned
- 4 Farseek
- 1 Sever the Bloodline
- 2 Deathrite Shaman
- 1 Garruk, Primal Hunter
- 3 Duress
- 2 Rakdos's Return
- 2 Rolling Temblor
- 2 Sever the Bloodline
- 3 Slaughter Games
Sideboard
Ah, o jund. Foi rei no T2 de Alara e hoje reina no Modern
(assunto para o próximo artigo). Com base de mana apropriada, era questão de
tempo para surgirem listas do deck, ele já teve versões mais agressivas e mais
lentas, a atual é um meio termo agradável, que vai bem em um ambiente de
midranges.
Preto adiciona opções ótimas para combater outros deck
que tenham a mesma velocidade, Deathrite Shaman é um drop 1 sensacional e faz
com que desde o começo, o Jund comece a ter pequenas vantagens. Server the
Bloodline segura a possibilidade de múltiplas cópias e Ultimate Price é a
remoção instante que tanto faz falta ultimamente (RIP Doom Blade). Olivia
Voldaren, ah a Olivia, essa vampira atua quase como os antigos Titãs do T2, se
não for removida a tempo, leva um jogo sozinha, podendo matar criaturas
pequenas e tomar para o seu lado, bombas alheias. No side ainda temos Duress,
que é assustadoramente forte atualmente (Apetite por Cérebros tem o problema de
não pegar Revelação da Esfinge) e Jogos Mortais, que simplesmente se livra
daquela carta chata, como Revelação da Esfinge, que tanto ganha de Jund.
URW (American Midrange)
Eu já escrevi sobre esse deck AQUI.
Creatures (14)
Lands (25)
Spells (21)
- 2 Azorius Charm
- 1 Burning Oil
- 2 Counterflux
- 1 Feeling of Dread
- 1 Izzet Charm
- 1 Searing Spear
- 2 Syncopate
- 4 Thought Scour
- 1 Unsummon
- 2 Mizzium Mortars
- 4 Pillar of Flame
- 4 Izzet Staticaster
- 1 Oblivion Ring
- 2 Spectral Flight
- 2 Counterflux
- 1 Dispel
- 1 Jace, Architect of Thought
- 2 Jace, Memory Adept
- 2 Supreme Verdict
Sideboard
Esse arquétipo ganhou o 50k da TCG Player. A idéia
continua a mesma, você abre caminho para o Geist e tem Thundermaw como
finisher.Felling of Dread e Azorius Charm trabalham a favor desse
plano e os burns além de limparem caminho, ajudam no clock.
O URW Midrange é uma escolha agressiva no metagame,
porque você normalmente procura partir pra cima, mesmo contra decks, em tese, mais agressivos que você.
URW Flash
Ok, chamar o Flash
de midrange é algo bem polêmico (MAMILOS!), a habilidade de poder praticamente só jogar no turno do
adversário é bem mais tempo do que midrange, mas a espera de uma análise mais detalhada (seja do deck, seja do que é o arquétipo "tempo"), fica por aqui mesmo.
Creatures (11)
Lands (25)
Spells (24)
- 1 Runechanter's Pike
- 4 Azorius Charm
- 2 Counterflux
- 1 Izzet Charm
- 1 Rewind
- 3 Sphinx's Revelation
- 2 Think Twice
- 4 Thought Scour
- 1 Unsummon
- 4 Pillar of Flame
- 1 Supreme Verdict
- 2 Grafdigger's Cage
- 4 Izzet Staticaster
- 2 Oblivion Ring
- 1 Rest in Peace
- 2 Dispel
- 1 Negate
- 2 Jace, Memory Adept
- 1 Supreme Verdict
Sideboard
Quando falei sobre o Naya, comentei sobre o quão bom era
o Anjo da Restauração por te dar a opção de jogar no turno do oponente, sempre
te dando a vantagem estratégica de esconder seu jogo. Agora imagine que boa
parte do seu deck é assim. Pois é, o deck compensa a falta de bombas com uma
estratégia muito forte (Fadas que o diga!) e é um dos deck mais difíceis de
pilotar do atual T2.
Originalmente esse deck era apenas UW, mas com o
crescimento dos arquétipos com criaturas
pequenas, se fez necessário a adição de vermelho para Pillar e Lança, fora
Staticaster de side, que é sensacional. A grande diferença desse deck para sua
versão 100% midrange é no plano de jogo, enquanto o American Midrange tem uma
proposta mais agressiva e de certa forma até linear, o Flash manipula o tempo
de jogo, podendo acelera-lo (usando pike e Revelação)) ou desacelera-lo
(counters e burns), conforme lhe seja conveniente.
AGROO
Rancor,
Thundermaw e muito, mas muito, “sangue-nos-zóio”
GW
Creatures (29)
- 3 Arbor Elf
- 4 Avacyn's Pilgrim
- 4 Loxodon Smiter
- 3 Restoration Angel
- 4 Strangleroot Geist
- 2 Ulvenwald Tracker
- 4 Wolfir Avenger
- 2 Wolfir Silverheart
- 3 Thalia, Guardian of Thraben
Planeswalkers (1)
Lands (23)
- 9 Forest
- 3 Plains
- 3 Gavony Township
- 4 Sunpetal Grove
- 4 Temple Garden
Spells (7)
- 2 Centaur Healer
- 2 Intrepid Hero
- 2 Thragtusk
- 1 Ulvenwald Tracker
- 1 Nevermore
- 2 Oblivion Ring
- 1 Triumph of Ferocity
- 1 Rootborn Defenses
- 2 Trostani, Selesnya's Voice
- 1 Garruk Relentless
Sideboard
Esse foi um dos primeiros agroos deck de sucesso no novo
Standard, a combinação Loxodonte + Rancor emparelhado com Paladino é mortal e
ganha muito jogo com uma facilidade assustadora, o deck ficou em baixa a partir
do momento que o ambiente resolveu usar vermelho para controlar, Bonfire e
Pillar são cards complicados, mas contornáveis.
O deck tem duas versões, uma mais lenta, com Sublime
Arcanjo, e uma mais rápida, com Thalias, Geists e Ulvenwald Tracker.
BR Zompire
Creatures (26)
- 4 Diregraf Ghoul
- 4 Falkenrath Aristocrat
- 4 Geralf's Messenger
- 4 Gravecrawler
- 3 Hellrider
- 4 Knight of Infamy
- 3 Thundermaw Hellkite
Lands (24)
Spells (10)
- 4 Vampire Nighthawk
- 2 Zealous Conscripts
- 2 Underworld Connections
- 2 Appetite for Brains
- 3 Bonfire of the Damned
- 2 Duress
Sideboard
Criação do grinder brasileiro no mol, _Batutinha_, o br
tem uma das curvas mais agressivas do T2. Ao contrário do pensamento geral, de
que agroos perdem gás, o deck surpreende por começar forte, com várias cartas
de poder forte e custo baixo e continuar batendo, com Falkenrath, Hellrider e
Thundermaw, sendo essas também cartas chave para passar por cima de Thragtusks.
Um dos pontos fortes do deck é sua sinergia com a
Aristocrata Falkenrath, Mensageiro de Geralf e Gravecrawler ajudam a pressão
ser constante, fugindo de remoções. Na verdade, com essa tática, poucas cartas
atualmente tiram a vampira de combate, Esfera de Detenção e Escorregão Trágico
são um dos poucos exemplos disso.
Red Deck Wins
Creatures (28)
- 4 Ash Zealot
- 4 Hellrider
- 1 Hound of Griselbrand
- 2 Lightning Mauler
- 3 Pyreheart Wolf
- 4 Rakdos Cackler
- 2 Stonewright
- 4 Stromkirk Noble
- 4 Thundermaw Hellkite
Lands (24)
- 20 Mountain
- 4 Hellion Crucible
Spells (8)
- 1 Grafdigger's Cage
- 1 Moonsilver Spear
- 4 Reckless Waif
- 1 Volcanic Strength
- 4 Bonfire of the Damned
- 4 Pillar of Flame
Sideboard
Síntese da filosofia agressiva do magic, o RDW anda com
sorte, nos últimos anos saem cada vez mais versões fortes desse deck, e mesmo
em um ambiente onde todo mundo ganha vida, o deck bate cada vez mais forte e
continua perigoso.
Thundermaw e Hellrider novamente são os culpados por essa
força, mantendo em constante pressão o adversário. Mas vale ressaltar que
existe outro culpado, o aparentemente, sem importância 1/1 Pyreheart. Esse
lobinho faz o inferno contra decks lentos, graças a ele, o deck quase que
ignora uma mesa defensora com poucos bloqueadores . Seu oponente fez um
Thragtusk ? Legal, ganha vida, e reza para ficar vivo na minha volta de
Hellrider, Lobo e outras criaturas!
Naya Humans
Creatures (34)
- 4 Avacyn's Pilgrim
- 3 Borderland Ranger
- 4 Champion of the Parish
- 2 Fiend Hunter
- 3 Huntmaster of the Fells
- 3 Knight of Glory
- 4 Mayor of Avabruck
- 4 Restoration Angel
- 2 Silverblade Paladin
- 2 Zealous Conscripts
- 3 Thalia, Guardian of Thraben
Lands (23)
Spells (3)
Lista que fez bom resultado no StarCityGames Invitational, O deck é meio que uma continuação do
Naya agroo do T2 da temporada passada.
A estratégia é simples, encha a mesa e bata sem dó, sua
criaturas ficam mais fortes uma com as outras e graças aos Lobisomens, o naya
humans puni decks como o flash, que não gostam de jogar no próprio turno.
É uma aposta agressiva, mas ao mesmo tempo mais
consistente.
COMBO
C-C-C-C-OMBO BREACKER!!!!!! ON YOUR FACE!!!!
Todos esses combos do T2 atual tem algo em comum, não são
rápidos, mas tem a vantagem de conseguirem jogar fora do combo, o que dificulta
a vida do oponente, é engraçado ver a frustração do adversário quando, por
exemplo, o Reanimator ao invés de jogar tudo para o cemitério, começa a jogar
como um midrange de qualidade, tudo isso para ignorar aquele Rest in Peace que
viria do side. A versatilidade desses decks, usando o side, é uma de suas
maiores forças.
Omnidoor
O deck nasceu como mais uma das idéias mirabolantes do
americano Travis Woo, famoso por gostar de deck diferentes, como o Living End e
Epic Experiment. De uma brincadeira o deck se tornou uma ameaça real e já foi
usado inclusive pelo campeão do Pro Tour Berlim, Luis Scott Vargas.
O plano é simples, você ganha tempo com cartas como Fog e
Supremo Veredito e vai rampando, agilizando suas fontes de mana. Faz
Omniscience, e joga o deck todo na cara do oponente. Simples xD
Com a baixa no número de anulas, graças ao grande número
de Cavernas das Almas no ambiente, o Omnidoor ganhou força e pode surpreender
muita gente.
Humanimator
Creatures (17)
- 4 Angel of Glory's Rise
- 1 Goldnight Commander
- 4 Huntmaster of the Fells
- 3 Izzet Staticaster
- 4 Nightshade Peddler
- 1 Zealous Conscripts
Lands (23)
Spells (20)
- 3 Cathedral Sanctifier
- 3 Geist-Honored Monk
- 1 Izzet Staticaster
- 3 Zealous Conscripts
- 2 Purify the Grave
- 3 Rolling Temblor
Sideboard
Lembra quando falei sobre um plano fora do combo ? Esse
deck tem um dos mais interessantes, cartas como Huntmaster e o mini-combo
Nightshade + Staticaster garantem que o deck consiga tranquilamente jogar sem
usar o cemitério, mas sempre que se sentir seguro para isso, ele joga todas as
suas criaturas para o cemitério e as traz todas de uma só vez com o Angel of
Glory’s Rise, que junto com Goldnight Commander, faz várias criaturas com um
poder incrível, que com ímpeto (no caso de staticaster e do alvo do Zealous),
matam o oponente em um único ataque.
Esse arquétipo ganhou um GP no Japão e usa as Cavernas das
Almas não apenas como proteção contra anulas, mas também como fonte
multicolorida para os Humanos.
OPÇÃO
BUDGET
Gaste
pouco em um bom deck.
Budget são os decks que são baratos, mas ao mesmo tempo
podem ser usados em um ambiente competitivo. A opção budget do T2 atual é o BG Agroo.
Creatures (26)
- 4 Arbor Elf
- 3 Deadbridge Goliath
- 3 Dreg Mangler
- 4 Lotleth Troll
- 4 Predator Ooze
- 3 Strangleroot Geist
- 3 Ulvenwald Tracker
- 2 Wolfir Avenger
Planeswalkers (3)
Lands (23)
- 11 Forest
- 1 Swamp
- 3 Golgari Guildgate
- 4 Overgrown Tomb
- 4 Woodland Cemetery
Spells (8)
- 4 Rancor
- 1 Tragic Slip
- 3 Ultimate Price
- 3 Deathrite Shaman
- 2 Ranger's Guile
- 2 Tragic Slip
- 1 Garruk, Primal Hunter
- 1 Appetite for Brains
- 4 Duress
- 2 Sever the Bloodline
Sideboard
Desenhado por Brian Kibler para o SCG Invitational, esse
deck tem combinações muito fortes. Ulvenwald Tracker + Ooze é uma remoção fortíssima,
que ganha boa parte dos jogos contra decks agroos, se você observar bem o deck,
várias criaturas tem sinergia com esse 1/1 matador.
Confesso que sou grande fã dessa lista, que vem fazendo
sucesso no MOL com várias vitórias em Daily Events, Premiers e um segundo lugar
no MOCS (Magic Online Championship, principal evento do Magic Online), cartas
como Garruk Rentless, Deathrite Shaman e Geist são incrivelmente poderosas e
fico feliz que acharam um lar.
As cartas mais caras do deck são os Planeswalkers e as
shock lands, ou seja, cartas que podem ser aproveitadas depois, então você que
não quer gastar muito e ter um deck forte, essa é a opção.
Bom, esse foi meu resumo do T2 atual, e espero que ajude
vocês a se prepararem para os grandes eventos desse começo de ano.
Boa sorte a todos,
Até a próxima!
Rudá Andrade
@_Rudandrade
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